Pular para o conteúdo principal
SEGUIR JESUS CRISTO : chamado para mudar o mundo.

No inÍcio do cristianismo, as pessoas desejosas de serem cristãs apresentavam-se à comunidade que as recebiam para a vivência do catecumenato , ou seja, etapa de preparação para o batismo. Essas pessoas passavam por uma espécie de âmorteâ, pois a partir do momento em que recebiam o batismo renasciam para vida nova e plena da graça de DEUS .
O batismo recebido pelo cristão faz dele testemunha da vida , morte e ressureição de JESUS. Uma marca perene da diginidade de ser filho de DEUS e discípulo do reino. O cristão se insere na comunidade como membro do corpo místico que é a igreja torna-se, assim, outro CRISTO no mundo. Por isso, a todo cristão é dada a missão de anunciar o projeto do PAI com palavras e ações peculiares aos verdadeiros seguidores de JESUS.
Podemos vereficar que em toda a caminhada histórica JESUS assumiu o projeto de DEUS de maneira autêntica e concreta: Ele passava fazendo o bem.JESUS observava o sofrimento do povo e apontava alternativa para mudança da realidade. Ele se comprometeu com uma esperança concreta, além da maldade, da miséria e da opressão, movia-se de compaixão pela multidão que sofria, muitas vezes, como ovelha sem pastor.
Com isso também, o cristão deve se inserir na história a fim de levar a verdade, anunciar a justiça e proclamar a vida acima de tudo.O cristão deve se diferenciar das demais pessoas, não por ser melhor ou por ser especial em relação aos outros, mas por compreender o mundo do modo que JESUS compreendeu.
Fica esse desafio: assumirmos o ser cristão e o reino de DEUS em prol da vida e da justiça como CRISTO assumiu.
ADRIANO SOARES DE SOUSA

Comentários

  1. Em um mundo de tantas mazelas lutar pelo Cristo fazê lo ser recebidos nos corações humanos e sim nosso grande
    desafio de cristãos.

    ResponderExcluir
  2. Bonita reflexión Adriano. Eso es lo que intento decir yo a mis chavales en confirmación, no somos cristianos para ser buenos o malos sino escuchar lo que Dios nos pide a cada uno de nosotros y siguiendo el ejemplo de Jesus y Maria ponernos a su disposicion y luchar por la justicia del modo que el Padre nos pide (¡¡¡que pueden ser tantos modos!!!).

    ResponderExcluir
  3. agradeço aos comentários!!! em breve teremos mais textos!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…