Pular para o conteúdo principal

A ALEGRIA DE SE SENTIR TRISTE


Não sei se você já reparou,mas, em todo ambiente tanto do lado profissional como nos ambientes religiosos ou até mesmo em um grupo de amigos da escola ou da faculdade têm sempre o carinha engraçadinho da turma aquele que faz piada de tudo e de todos, aquele carinha ou menina que faz bem está perto dele, aliás o ser humano tem necessidade de rir e já foi objeto de estudos de alguns filósofos um deles é Thomas Hobbes  ele diz que o riso pode mostrar a fraqueza , já que o homem rir e quer ser engraçado para se sentir superior, ou seja, ele identifica um defeito no outro ou quer trabalhar um defeito em si mesmo e tenta lidar com isso. Assim  sendo, esse sentimento precisa ser reprimido. Será?Bem, olhando por esse pensamento do filósofo Thomas Hobbes  verifiquei que esse carinha engraçado ou essa menina que posta piadinhas nas redes sociais, na verdade pode ser o(a) mais triste do grupo, vejamos alguns exemplos mais famosos: Só para citar alguns Jerry Seinfeld admitiu ter algumas tendências depressivas e afirmou ao The New York Times que “se não fossem meus filhos, eu já estaria cansado de viver. Poderia me matar. Agora tenho algo pelo que viver”; Jim Carrey luta contra depressão severa há anos;  Robin Williams entrava e saía de clínicas de reabilitação por abuso de drogas e depressão profunda. No Brasil o comediante Fausto Fanti suicidou após o fim do casamento.Mais triste do que saber que as pessoas que te fazem rir sofrem de depressão é imaginar que talvez isso aconteça porque os comediantes utilizam seu ato cômico, muitas vezes, como uma forma de lidar com as agruras e inquietudes pessoais.Os autores sugeriram que o humor dessas pessoas pôde ser compreendido, muitas vezes, como uma forma alternativa de elas lidarem com sua depressão interior.Vamos olhar os dados com cautela, obviamente, pois necessariamente as pessoas mais animadas nem sempre flertam com a falta de sentido e com a tristeza, se comparadas ao resto da população, entretanto, as pesquisas apontam para o fato de que exista possivelmente alguma relação entre fazer humor e o estado depressivo.Pensando aqui comigo, creio que, ao fazermos piada a respeito de nosso próprio desgosto, usamos de um pequeno recurso para aliviar os embates que compõem a tragédia cotidiana humana e assim tornarmo-nos um pouco mais soberanos ao sofrimento, quem sabe?…“O humor é necessário para a vida humana.” (“Ludus est necessarius ad conversationem humanae vitae”), São Tomás de Aquino.(Adriano Soares de Sousa)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…