SOBRE A LUTA DE CLASSES SEGUNDO KARL MARX


Você cidadão de bem, que trabalha de sol a sol ,de chuva a chuva, que é pressionado todos os dias pelo seu patrão que nunca está satisfeito com o seu desempenho e sempre pede para que você produza mais e mais, e ao fim do mês você vê que o resultado do seu trabalho e aquele dinheirinho minguado que mal dá para pagar suas contas!!! Saiba que alguém a um bom tempo atrás penso nisso e gerou uma corrente de pensamento que até hoje é latente em nosso meio, é mal interpretada e as vezes é repudiada , mas vale a pena ser lida. Quer saber qual???? A LUTA DE CLASSES segundo Karl Marx.
Marx nasceu na antiga Prússia em 1818 e faleceu em 1883; foi filósofo economista e teórico socialista alemão. Suas obras receberam grande repercussão, duas merecem destaques  a primeira  é O CAPITAL , na qual ele desmonta o mecanismo econômico que levou o capitalismo a uma exploração sem precedente do homem que perduram até os dias de hoje. A outra é a qual vêm falar do assunto principal desse texto: é o MANIFESTO publicado em 1848 aonde ele vai falar sobre a Luta de classes, mas, como isso funciona na pratica?
Para Karl Marx a base da sociedade é a produção econômica, ele queria a inversão da pirâmide, social ou seja, pondo no poder a maioria o que  iremos chamar de os proletários que seria a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade socialista.
Sendo assim para Marx o mundo se move entre essa luta de classe, o operário sempre lutara com seu patrão porque tem visões de mundo diferentes, o aluno sempre discutirá com o professor, e até dentro de nosso lares vemos essa luta de classes, pois o filho por mais obediente que seja sempre vai questionar as ordens dos pais até que o mesmo tenha um filho e começa a pensar diferente.
A luta de classes não é apenas um conflito, como já disse; ela envolve vários fatores, os conflitos são gerados pois as classes dominantes exercem seu poder  de forma autoritária gerando atrito com as classes inferiores. Para encerrar acho que encontrar solução para o fim da luta de classes seria meio utópico,pois, por mais que aja acordo entre ambas as partes sempre terá alguém querendo tirar proveito da situação e sempre haverá alguém tomando prejuízo.
Adriano Soares de Sousa  
    

Postagens mais visitadas