A FORTUNA DA MATURIDADE

Todas as nossas experiências são temporais ; na vida pelo tempo gasto em atividades rotineiras, pela passagem dos dias, meses, celebramos nossos aniversários, lembramos com saudade de episódios passados, preocupa-nos com o futuro que está para chegar. Afirmando que a verdadeira filosofia é reaprender ver o mundo , o filósofo francês Maurice Meleau-Ponty (1908-1961) diz que todas as experiências enquanto são nossas, se dispõem segundo o antes e o depois,(...) porque ela a temporalidade é o caráter  mais geral dos fatos psíquicos, Por possuirmos um passado, que nos propicia uma riquíssima coleção de experiências acumuladas, por vivermos um presente que sempre está mudando e em vista de um porvir que se prepara em cada experiência nossa é que podemos dizer, parafraseando o próprio Meleau  que nossa existência  é temporal; mais do que isso o tempo não é um caractere que adicionado ao existir, ou algo que lhe é fortuito. pois pelo fato que o tempo passa , e é por essa sua incessante passagem que pautamos nossa vida, podemos afirmar. que é essa espessura temporal que estrutura nossa existência .
 
Envelhecer não é apenas uma fase biológica pela qual nosso corpo é obrigado a passar ; tampouco é o fim da vida. Nela , o conhecimento  da duração do tempo é impar e a vida é enriquecida com toda a experiência retomada do presente . Envelhecer  não é trágico; tal como todos os estágios de nossa vida, ela também e também uma retomada , aliás uma eterna retomada.
Mais do que isso, experimentamos o contato com outras temporalidades, com outras durações. Convivemos com nossos avós e graças à sua sabedoria, aprendemos a reavaliar nossas convicções e nossos princípios (re)aprendemos a mirar a vida a partir de outras perspectivas, enfim, a partir do outro, reabrimos essa temporalidade latente, enquanto iluminamos outras sendas para nosso porvir que está sendo feito. Envelhecer é, então o verdadeiro terreno da sabedoria, pois é somente com aprendizado do tempo que poderemos enriquece a nossa existência.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)                    

Postagens mais visitadas