A MAIORIA DAS MINORIAS

Começo esse texto com a seguinte pergunta quais são os direitos das minorias?? e quando essa minorias são na verdade maiorias que têm menos a acesso a informação ou a cargos ou status públicos?
Os governos funcionam na base das minorias e maiorias a maioria governa e a minoria é governada; isso nos induz a um ideia falsa que as minorias não têm direitos, mas se partimos no ponto que há no direito internacional garantias de igualdade, da liberdade e principalmente a solidariedade, e isso é muito claro no direito humano: "Todas as pessoas diferente de credo,sexo, raça ou opção sexual deve ter tratamento igual ", muitas das vezes achamos que isso é verdadeiro na prática,mas não é! Vou dar alguns exemplos: As mulheres! no Brasil em dados fornecido pelo IBGE mostra que o números de mulheres é maior que o número de homens, mesmo assim elas desempenhando as mesmas funções que os homens  ganham bem menos, ou seja uma maioria que é tratada como minoria.
Outro exemplo: os Afro-descendentes  são 54% da população do país,  o Brasil é o segundo país que têm maior números de negros no mundo só perde para a Nigéria, mas, mesmo assim é mais que comprovado que o acesso deles nas políticas públicas é bem menor do que dos brancos.
Último exemplo: os indígenas! a população indígena no Brasil chega a ser de 13% e existem leis no congresso que quer diminuir   o território deles e cá entre nós eles chegaram aqui primeiro e nós destruímos sua cultura obrigamos eles a falarem nossa língua e fizemos eles perderem um pouco sua identidade.
Enfim  penso que devemos mudar o conceito de minorias, minorias não é questão de quantidade, mas sim questão de como o ser humano trata o diferente se julgando superior simplesmente por ser homem, branco ou praticante de uma religião ou por ter sua opção sexual, e mais do que nunca precisamos ter ações afirmativas paras as mulheres, para o negro e para o movimento LGBT. E se tratando de Brasil esses direitos ficam em segundo plano, pois a uma oposição parlamentar de conservadores que querem barra os direitos das minorias, e não pode ser um governo com determinada fé religiosa e de uma certa concepção política, pode impedir que a "minoria" que não compartilha do mesmo pensamento , tenha seus direitos afetados. E quem garante isso? O tratado universal dos direitos humanos.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)        

Postagens mais visitadas