FILOSOFANDO NO CINEMA : O LIVRE ARBÍTRIO DE SANTO AGOSTINHO E O PACTO SOCIAL DE ROSSEAU EM ESQUADRÃO SUÍCIDA

Quem aqui não gosta de ir ao cinema, compra uma pipoca e se reunir com a galera para ver um bom filme, comigo não é diferente amo ver filme e para mim tanto faz o estilo, pode ser comédia, romance aventura ou ação. Ultimamente para a alegria dos nerd's que como eu adoram quadrinhos de super-heróis as produtoras de filmes estão investindo pesado em filmes desse gênero, Marvel e DC prometem brigar por bilheteria e querem lançar filmes de super-heróis até 2.020.
O último filme a ser lançado foi o da DC e esse vai ser o assunto desse texto o Esquadrão Suicida, não vou fazer uma análise crítica do filme se ele é bom ou ruim, mas sim fazer uma análise(ou pelo menos tentar) filosófica de tal filme.
Para começo de conversa vemos durante todo filme o que Rosseau vai chamar de pacto social,  que em tese funciona dessa forma: O filósofo Rosseau  disse em sua obra Contrato Social que os homens através de um pacto se organizam numa comunidade política e que essa comunidade deve ser portanto a expressão da vontade geral. mais do que isso para Rosseau o indivíduo abdica de sua liberdade na medida que ele é integrante da sociedade ao obedecer a lei ele obedece a si mesmo constituindo uma condição de liberdade trata-se  de uma lei erguida assim mesmo.
A pessoa é livre quando dá livre consentimento  da lei. É bem isso que acontece na formação do esquadrão no filme; o governo Americano reuni o esquadrão que deve abdicar de sua liberdade para salvar o mundo fazendo a vontade do governo fariam o bem comum, na pratica isso não funcionou bem ai que entra a ideia de livre arbítrio de Santo Agostinho , Agostinho de Hipona têm como ideia de livre arbítrio como uma forma de bem que jamais gera um mal aliás para ele o mal era ausência de de bem e o que acontece no filme o esquadrão quando estavam omitindo a salvar o mundo muita coisa ruim aconteceu,até por que estavam sem condições de uso de liberdade ou salvavam o mundo ou morreriam, mas a partir do momento que o o general Rick flag os liberaram, o esquadrão a uma tremenda comoção no grupo que dentro da liberdade de escolherem entre irem embora preferiram salvar o dia, ai que entra a liberdade Agostiniana, para ele liberdade vêm acompanhada de responsabilidade. E assim termino essa simples analise espero que gostem a filosofia está presente em qualquer lugar até mesmo em uma sala de cinema.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)          

Postagens mais visitadas