Pular para o conteúdo principal

SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS

Bem, hoje será o último dia dos jogos olímpicos aqui no Brasil sobre críticas e elogios os jogos vão deixar saudades no Brasil até porquê foi a nossa melhor participação nos jogos, mostrando que temos sim potencial para sermos um país olímpico, mas isso é assunto para o final do texto, primeiro acho significativo falar da origem dos jogos olímpicos.
Os jogos olímpicos surgiram no ano de 776 a.C  na cidade de Olímpia e foram celebrado até o ano 393 a.C.  Para os Gregos os Jogos tinham um caráter político religioso, e esportivo fato é que até as guerras eram  cessadas por 6 dias  a cada quatro anos e ao final dos festejos a grande procissão de Kerameikos  sobe para a ácropole até o santuário de Atenas.
O esporte sempre foi algo comentado e tratado como algo primordial para boa vivência do ser humano tanto que a Filosofia não fica de fora e da sua opinião, vemos isso com Platão quando ele afirma que bom governante é o Rei filósofo que domina todas as áreas inclusive a dos esportes afinal "mente sã" têm que exercitar o corpo para que ele também fique são.
Olhando para o lado bíblico até o apóstolo Paulo faz uma analogia com esporte para explicar o reino de Deus, pra quem é Cristão vai encontrar na primeira carta de São Paulo aos Coríntios no capítulo nove, (é só ler que tu vai encontrar) provavelmente Paulo acompanhou a dedicação e o empenho dos atletas de Corinto para alcançar a coroa prêmio da época e comparou para exemplificar em seus sermões.
Em 1896 um homem chamado Barão de Coubertin reinventou os jogos dando o nome de jogos olímpicos da era moderna de lá pra cá já se foram 120 anos de história e os jogos acompanham cada  fase da história e assim como na era antiga serviu para medir poder entre capitalismo e socialismo na guerra fria nos meados de 68 a 80.
Enfim os jogos chegaram no Brasil  e com eles uma grande polêmica o país têm ou não têm condições de sediar um evento tão grande como esse? É uma faca de dos gumes,pois se lembra-nos o porquê a Grécia quebrou foi porque seus governantes assim como os daqui superfaturam as obras e gerou um rombo enorme no país, mas por outro lado não é porque você é pobre que você vai deixar de fazer pelo menos churrasco e chamar os amigos! é ou não é verdade? volta e meia fazemos isso está no nosso DNA.
Quanto ao desenvolvimento de nossos atletas é o melhor de todos os tempos isso comprova uma coisa: O Brasil têm um grande potencial para ser um país olímpico, e me da uma raiva quando falam que o Brasil têm que investi em outras coisas e deixam os esportes em segundo plano, tem que investir em esporte sim!!! investindo em esporte investe na saúde pois terá uma geração menos doente investindo em esporte investe na educação pois o esporte trabalha a disciplina. Para terminar e comprovar o que eu digo é só ver quem está em primeiro lugar no ranking de medalhas e depois pesquisei como o esporte é trabalhado lado a lado na educação. #copiaBrasil.  
ADRIANO SOARES DE SOUSA      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …