SOFISMA: A ARTE DE ENGANAR COM UMA FALSA VERDADE

No século V a.C  a filosofia toma um rumo diferente  surgem  a escola dos Sofistas , que pregam uma filosofia diferente daquilo que era visto na época.
Os sofistas são  retóricos e mestre na arte de discussão visam apenas a eficácias e o meio de vencer na vida pública, entre eles se destacaram alguns: Górgias, Protágoras,  Hípias .
Eles não tinham o compromisso com a verdade pregavam um relativismo, aliás uma das frases mais famosas dessa corrente filosófica perdura até os dias de hoje: "O homem é a medida de todas as coisas " , ou seja, não existe uma verdade única, um exemplo simples: hoje para mim pode estar muito frio, mas para você pode está fazendo calor, quem está errado...???? para os sofistas ninguém! são pontos de vistas diferentes de sentir a temperatura. Eles sobressaíram por que ensinaram a arte de argumentar e de convencer mesmo que o fato seja algo ilícito e absurdo o que vale é o poder de convencimento que você têm. Daí surgiram uma das mais antigas profissões do mundo:!!! os advogados!!!! (brincadeira).
Mas falando sério agora, os sofismas existem até os dias de hoje não temos procurado uma verdade em si, mas procuramos algo que nos convém ou que nos trará algum tipo de beneficio.
O sofisma está presente na religião, quantos e quantos lideres religiosos usam de uma verdade fragmentada para obter lucro com o evangelho, quantos  usam do sofisma nos tribunais e ganha a causa não sendo o réu e culpado ou inocente, mas o advogado que usou um argumento a seu favor.
E por último, estamos na última semana das campanhas eleitorais e vejo que o vencedor não foi o histórico político e social do candidato, mas sim o que em um curto espaço de tempo teve o poder de convencimento, mesmo se aquilo que ele disse e verdade ou mentira, mas ele fala com tanta autoridade que nos convence.
Que possamos sempre prezar pela busca da verdade e não vivermos em um relativismo total.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)              

Postagens mais visitadas