A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e desafio) nesse texto e provar também que ela foi usada na bíblia ao falar do maior herói que a humanidade já viu falar: JESUS CRISTO !
Joseph Campell fala em seu livro A JORNADA DO HERÓI  que possui estágios os mais famosos irei citar aqui e irei comprovar com trechos bíblicos, são 12 passos e sem delongar muito já iremos para o primeiro:
1) O MUNDO COMUM :   (A consciência limitada do problema) podemos ver isso no Evangelho de Lucas aonde ele retrata a infância de Jesus com seu pai José e tua mãe Maria, tanto é que em algumas bíblias o subtítulo do Evangelho é a vida oculta de Jesus. Jesus têm conhecimento da religião, mas não têm uma ideia sólida da sua missão.
2) O CHAMADO A AVENTURA:( A consciência ampliada do problema, encontro com o inimigo ) Podemos ver isso em várias partes do Evangelho, queria ressaltar a  "Tentação no Deserto" você pode encontrar no capítulo 4 do Evangelho de São Mateus versículo primeiro a onze aonde Jesus têm um prólogo do que iria enfrentar, e se sente preparado para o desafio de sua missão.
3)RECUSA DO CHAMADO : (Aumento de consciência do problema) podemos ver essa recusa em vários momentos, a festa nas bodas de Caná João 2, 1-11, mas o texto que fica melhor caracterizado isso foi em Mateus 15 versículo 21 a 27, ao mesmo tempo Ele nega a cura da Samaritana Ele cai em si vendo que sua missão é bem mais ampla do que ele imaginava que salvaria não só o povo Judeu, mas todo que n'Ele crer como redentor.
4)ENCONTRO COM O MENTOR: ( O herói tem encontro com seu mestre que o convence de sua missão) Nessa etapa pensei imediatamente em 2 momentos: O batismo de Jesus e a Transfiguração. em ambos episódios  Jesus encontra com seu mentor que é manifestado o Pai que o direciona em sua missão.
5) O CRUZAMENTO DO LIMIAR: ( Comprometimento com a mudança) vemos isso em Jesus  quando Ele volta do Jejum de 40 dias e retorna a Galiléia e começa seu ministério.
6)PROVAÇÕES, ALIADOS E INIMIGOS:( O HERÓI ENCONTRA SEUS AMIGOS),Essa parte fica bem nítida nos quatro evangelhos; e no chamados de seus discípulos ali Ele conhece quem ficará com Ele e também com seu traidor.
7)APROXIMAÇÃO ( O herói ver o resultado de sua caminhada) Aqui veremos assim como no passo 6 que estará bem explícito nos  quatro evangelhos são os milagres e as conversões que durante o percurso da vida Jesus foram acontecendo.
8)PROVAÇÃO-( A maior crise do  herói) Aqui podemos ver Jesus no Getsêmani vendo o que poderia lhe acontecer suou sangue, e pediu que se fosse possível que afasta-se essa dor. logo em seguida será traído e preso pelos soldados romanos, se quiser conferir pode encontrar em Mateus 26- 36,46 .
9)RECOMPENSA ( O herói enfrentou a morte, se sobre põe ao medo ) Podemos ver isso nas últimas 12 horas de vida de Jesus quando Ele sofre todo tipo de humilhação e de dor, mas e confortado pela promessa de sua missão e do dever cumprido.
10) DEDICAÇÃO: ( O caminho de volta) Jesus não está mais no meio de nós, mas prepara o caminho para sua volta a casa paterna esse momento veremos que Jesus não age mas ,no item 11 saberemos o porque.
11) RESSURREIÇÃO: (Enfim o Herói vence) Todos os 4 Evangelistas relatam a ressurreição de Jesus, e cada um exalta um ponto da ressurreição, fato é que Jesus vence a morte vence o pecado e nos redimi perante a Deus.
12)RETORNO COM ELIXIR :  (O herói volta para casa) Essa parte não vemos nos Evangelhos mais sim no livro de Atos no seu capítulo primeiro( se bem que o livro de Atos e uma continuação do Evangelho de Lucas) vemos ali a Ascensão de Jesus ao céu prometendo que irá voltar. E assim termina a saga do Herói Cristão.
Mas, se você a acha que essa saga só acontece com heróis essas etapas também serve para nossas vidas tanto no profissional como no pessoal, e nos passa uma mensagem de persistência e foco.
espero que você tenha gostado e até o próximo texto.
(Adriano Soares de Sousa)                    

Postagens mais visitadas