VIVENDO AS ANGÚSTIAS DO DIA A DIA COM MUITA ALEGRIA

Durante a volta do trabalho conversando com uma amiga,ao decorrer da partilha no meio do caminho  veio a seguinte pergunta: -Adriano, você não se sente angústiado?? logo me veio em mente o pensamento do filósofo dinamarquês  Soren Kierkergaad  e, é sobre ela que vou me basear para o texto de hoje.
Soren Kierkergaad (1813-1855) foi um percursor do existencialismo , pois colocou a existência individual no centro da discussão. Devido sua melancolia e seu modo de viver, ganhou o título de pensador apaixonado.  Sua filosofia se resume de forma bem sintética a seguinte logica:
O homem  não pode fugir da angustia, porque gosta dela , não pode gostar verdadeiramente dela pois foge dela; a angústia é uma antipatia simpática e uma simpatia antipática . Para fugir da angústia o homem explora diferentes possíveis existenciais fundamentais, que são etapas no caminho da vida.
E cá pra nós temos uma tendência de achar que o caminho que escolhemos será fácil e não é bem assim, sendo assim tem si a ideia de que  se nós tivesse-nos escolhido outro caminho teria sido melhor sucedido, e digo se seu pensamento é esse tu está completo de razão,mas no entanto viveria outras angustias e outras tristezas, até porque você não vive as as angustias de uma vida que você não escolheu.
Baseado no pensamento filosófico de Kierkegaad a vida sempre será complicada, ela sempre mais marcada com decepções do que por momentos de alegria, e tendo consciência disso fica mais fácil levá-la e encará-la de frente ; qualquer caminho que você escolher será difícil. Sobre a resposta que dei amiga (pelo menos pensei em dar) Eu encaro a vida de forma existencialista fantasiar é bom porém isso não irá te garantir nada. e as tristezas e angústias fazem parte da vida, depende de que forma eu vou encará-las.
Bem, sendo assim  convido-os depois de ler esse texto ha dar a cara para bater e viver dia a pós dia e enfrentar as angústias e leva vida com mais leveza, não levar as coisas a sério demais,mas sempre com focos espero que tenham gostado  , e até o próximo texto.
(Adriano Soares de Sousa)        
  
  

Postagens mais visitadas