Pular para o conteúdo principal

AFINAL PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

Geralmente quando vou em uma entrevista de emprego aonde o cargo pede-se curso superior em qualquer área me deparo com a seguinte pergunta no processo seletivo: -"Nossa tu é formado em filosofia? O que teu curso pode contribuir com o cargo pedido? Resumindo: para muitos se formado em filosofia ou ter apenas ensino médio é a mesma coisa.
Pior e que aonde o curso têm alguma valia, nas escolas e faculdades o curso também recebe um certo desprezo,exemplo: geralmente minhas aulas de filosofia são na sexta-feira no último horário, quem que fica na sala sexta- feira anoite para ter aula de filosofia? E pela manhã é a mesma coisa e o pior e que a aula é depois da educação física, os alunos voltam agitado e quando tu tens o domínio da classe já terminou a aula. E tem mais! juntamente com educação artística e ensino religioso sua aula não reprova ninguém,(não que eu queira reprovar alguém) logo o desinteresse do aluno em assistir uma aula de uma disciplina que não reprova é maior.
Saudade da época da Grécia Antiga ou da Idade Média em que a filosofia era valorizada!
Já ouvi  isso da boca de professor universitário que a filosofia só serve para atrapalhar a vida pratica das pessoas por que ela levanta questões que não acrescentam  no cotidiano. A função maior da filosofia é fazer perguntas que geralmente não fazemos e quando fazemos nos complicamos em dar resposta por mais simples que a pergunta seja, engraçado que a ciência faz perguntas muito mais difíceis de ser respondidas e conseguimos dar respostas, acredito que pelo fato de que a as perguntas filosóficas dizem a respeito de nós mesmos (vida, existência,) incômoda um pouco pela vida despreocupada e irresponsável que nós levamos.
Sendo assim, acredito que a filosofia não serve pra nada! Ela serve somente para nos lembrar que existem coisas que nos devemos nos lembrar de se preocupar. Vou dar um exemplo bem claro: se eu te perguntar o que é o tempo?  Relativamente essa é uma pergunta fácil de ser respondida, mas, se for bem refletiva não saberemos da uma resposta concreta, pois nunca paramos para pensar nisso,mas, fique tranquilo muitos filósofos tentaram dar uma resposta e não encontraram, pois ao mesmo momento que é uma pergunta fácil nos remete a pensar em espaço e sentido encadeando  assim um incômodo de pensar em nossa existência nesse mundinho.
Bem, a filosofia nos remete a pensar, e o pensar é visto como um certo incômodo, mas pode ser transformado em prazer quando essas perguntas, nos remeti a melhor conhecer-nos logo se percebe o que perdemos de tranquilidade se ganhou de autenticidade (conhecimento de si) portanto, tu não vai ficar rico com filosofia , mas vai compreender melhor o mundo que se vive e ter melhor convivência.     (Adriano Soares de Sousa)                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…