Pular para o conteúdo principal

AFINAL PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

Geralmente quando vou em uma entrevista de emprego aonde o cargo pede-se curso superior em qualquer área me deparo com a seguinte pergunta no processo seletivo: -"Nossa tu é formado em filosofia? O que teu curso pode contribuir com o cargo pedido? Resumindo: para muitos se formado em filosofia ou ter apenas ensino médio é a mesma coisa.
Pior e que aonde o curso têm alguma valia, nas escolas e faculdades o curso também recebe um certo desprezo,exemplo: geralmente minhas aulas de filosofia são na sexta-feira no último horário, quem que fica na sala sexta- feira anoite para ter aula de filosofia? E pela manhã é a mesma coisa e o pior e que a aula é depois da educação física, os alunos voltam agitado e quando tu tens o domínio da classe já terminou a aula. E tem mais! juntamente com educação artística e ensino religioso sua aula não reprova ninguém,(não que eu queira reprovar alguém) logo o desinteresse do aluno em assistir uma aula de uma disciplina que não reprova é maior.
Saudade da época da Grécia Antiga ou da Idade Média em que a filosofia era valorizada!
Já ouvi  isso da boca de professor universitário que a filosofia só serve para atrapalhar a vida pratica das pessoas por que ela levanta questões que não acrescentam  no cotidiano. A função maior da filosofia é fazer perguntas que geralmente não fazemos e quando fazemos nos complicamos em dar resposta por mais simples que a pergunta seja, engraçado que a ciência faz perguntas muito mais difíceis de ser respondidas e conseguimos dar respostas, acredito que pelo fato de que a as perguntas filosóficas dizem a respeito de nós mesmos (vida, existência,) incômoda um pouco pela vida despreocupada e irresponsável que nós levamos.
Sendo assim, acredito que a filosofia não serve pra nada! Ela serve somente para nos lembrar que existem coisas que nos devemos nos lembrar de se preocupar. Vou dar um exemplo bem claro: se eu te perguntar o que é o tempo?  Relativamente essa é uma pergunta fácil de ser respondida, mas, se for bem refletiva não saberemos da uma resposta concreta, pois nunca paramos para pensar nisso,mas, fique tranquilo muitos filósofos tentaram dar uma resposta e não encontraram, pois ao mesmo momento que é uma pergunta fácil nos remete a pensar em espaço e sentido encadeando  assim um incômodo de pensar em nossa existência nesse mundinho.
Bem, a filosofia nos remete a pensar, e o pensar é visto como um certo incômodo, mas pode ser transformado em prazer quando essas perguntas, nos remeti a melhor conhecer-nos logo se percebe o que perdemos de tranquilidade se ganhou de autenticidade (conhecimento de si) portanto, tu não vai ficar rico com filosofia , mas vai compreender melhor o mundo que se vive e ter melhor convivência.     (Adriano Soares de Sousa)                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…