Pular para o conteúdo principal

O VERDADEIRO SENTIDO DE CARPE DIEM

 Quem nunca viu alguém tatuado com a celebre e famosa frase em latim:  "Carpe diem", pois bem essa frase ficou universalizada através da poesia de Horácio  no livro1 de Odes  em que aconselha sua amiga Leocone na seguinte frase: "carpe diem, quam minimum credula postero"  que na tradução para o nosso português seria: colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".
Infelizmente essa linda frase ganhou uma dedução falaciosa nos temos atuais,hoje predomina a ideia de viver o hoje é aproveitar a vida de forma anarquista na qual façamos tudo o que nos dê vontade de fazer não importando com as consequências dos meus atos e em quem ela vai atingir, e quais ações futuras ela possa me alcançar. Vou dar alguns exemplos; o jovem bebe demasiadamente com a proposta de curtir a noite, tudo bem se ele não tivesse que dirigir o carro depois da festa com todos seus amigos ali dentro, mas afinal carpe diem vive o agora e o agora é que ele que ficar chapado.
Não quero levantar nenhum tipo de julgamento, mas as chamadas resenhas universitárias aonde rola sexo desenfreado sem proteção, mas é o carpie diem  viver o agora e o agora é que tem uma galera doida de tesão, e nisso não se lembram que podem pegar uma doença ou até mesmo uma gravidez indesejada.
O verdadeiro sentido da frase quer nos dizer que e aproveitar o momento presente como se não houvesse amanhã, mas com responsabilidades contigo e com o outro, e mais a frase diz que não é para nos apegar no amanhã pois o amanhã é só especulação.
Para enfatizar mais o que eu estou falando cito aqui a definição de tempo para Santo Agostinho; Para ele o tempo e um eterno presente. sim! para ele tanto o passado como o futuro depende do presente, o passado para ser passado deve ter acontecido um ato no presente no qual ficara na memória e o futuro e uma perspectiva do presente no qual vivemos.
Então te convido hoje nessa data tão simbólica a reparar as pessoas que está em meio ao teu convívio e tudo que tu tens a dizer ou fazer não deixe para amanhã, sim, olhe para teus pais e por mais difícil que seja a sua relação com eles não deixe de dizer que tu os ama, se tu tens alguém que tu ama não deixe de mostrar teu amor por está pessoa se tu tens timidez de falar, faça-o através de gestos concretos; Afinal como disse o compositor Renato Russo: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pois se você para para pensar na verdade não há. Para enfatizar o que eu estou falando vamos ver um trecho do filme sociedade dos poetas mortos estrelado pelo Ator Robin Willians.
E para encerrar se tu tens planos e projetos futuros não os deixe para fazer a amanhã, como diz um antigo ditado "nunca deixe para amanhã o que tu pode fazer hoje"e vai chegar um dia que seremos só memórias , lembrança na vida das pessoas e eu quero partir, mas, deixando boas lembranças para os meus. E encerro esse simples texto com uma frase:  É fundamental o fim de uma jornada, mas, é a jornada que importa no fim.
(Adriano Soares de Sousa)                          

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…