O VERDADEIRO SENTIDO DE CARPE DIEM

 Quem nunca viu alguém tatuado com a celebre e famosa frase em latim:  "Carpe diem", pois bem essa frase ficou universalizada através da poesia de Horácio  no livro1 de Odes  em que aconselha sua amiga Leocone na seguinte frase: "carpe diem, quam minimum credula postero"  que na tradução para o nosso português seria: colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã".
Infelizmente essa linda frase ganhou uma dedução falaciosa nos temos atuais,hoje predomina a ideia de viver o hoje é aproveitar a vida de forma anarquista na qual façamos tudo o que nos dê vontade de fazer não importando com as consequências dos meus atos e em quem ela vai atingir, e quais ações futuras ela possa me alcançar. Vou dar alguns exemplos; o jovem bebe demasiadamente com a proposta de curtir a noite, tudo bem se ele não tivesse que dirigir o carro depois da festa com todos seus amigos ali dentro, mas afinal carpe diem vive o agora e o agora é que ele que ficar chapado.
Não quero levantar nenhum tipo de julgamento, mas as chamadas resenhas universitárias aonde rola sexo desenfreado sem proteção, mas é o carpie diem  viver o agora e o agora é que tem uma galera doida de tesão, e nisso não se lembram que podem pegar uma doença ou até mesmo uma gravidez indesejada.
O verdadeiro sentido da frase quer nos dizer que e aproveitar o momento presente como se não houvesse amanhã, mas com responsabilidades contigo e com o outro, e mais a frase diz que não é para nos apegar no amanhã pois o amanhã é só especulação.
Para enfatizar mais o que eu estou falando cito aqui a definição de tempo para Santo Agostinho; Para ele o tempo e um eterno presente. sim! para ele tanto o passado como o futuro depende do presente, o passado para ser passado deve ter acontecido um ato no presente no qual ficara na memória e o futuro e uma perspectiva do presente no qual vivemos.
Então te convido hoje nessa data tão simbólica a reparar as pessoas que está em meio ao teu convívio e tudo que tu tens a dizer ou fazer não deixe para amanhã, sim, olhe para teus pais e por mais difícil que seja a sua relação com eles não deixe de dizer que tu os ama, se tu tens alguém que tu ama não deixe de mostrar teu amor por está pessoa se tu tens timidez de falar, faça-o através de gestos concretos; Afinal como disse o compositor Renato Russo: "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pois se você para para pensar na verdade não há. Para enfatizar o que eu estou falando vamos ver um trecho do filme sociedade dos poetas mortos estrelado pelo Ator Robin Willians.
E para encerrar se tu tens planos e projetos futuros não os deixe para fazer a amanhã, como diz um antigo ditado "nunca deixe para amanhã o que tu pode fazer hoje"e vai chegar um dia que seremos só memórias , lembrança na vida das pessoas e eu quero partir, mas, deixando boas lembranças para os meus. E encerro esse simples texto com uma frase:  É fundamental o fim de uma jornada, mas, é a jornada que importa no fim.
(Adriano Soares de Sousa)                          

Postagens mais visitadas