Pular para o conteúdo principal

ZYGUMNT BAUMAN E A SOCIEDADE LÍQUIDA

Zygmunt Bauman é nascido na Polônia no ano de 1939, mas teve que se mudar para União Soviética aonde foi militante do partido comunista, trabalhou na inteligência militar durante um tempo,estudou sociologia em Varsóvia  e logo após virou professor da mesma universidade, logo depois lecionou em Tela Aviv EM Israel e por último lecionou em Leeds no Reino Unido.
Bauman têm mais de 60 livros publicados, mas somente a metade desses foram publicados no Brasil; acredito que o mais famoso entre eles é o AMOR LÍQUIDO  publicado em 2003, e é sobre esse livro que irei falar.
De acordo com Bauman na atualidade as nossas relações tem uma enorme tendência a serem menas duradoras. Ele usa o termo  de relações líquidas, pois as relações atuais deixaram de ser vista como um aspecto de união e viraram acúmulo de experiência, um exemplo bem claro na época de nossos pais quando eles saíam para as discotecas a ideia era de arrumar uma paquera, e quantas estórias de amor  conhecemos desses encontros, isso acontece nos dias de hoje, mas, com menos frequência, a ideia hoje e o pegar geral, e no final da festa  você pergunta pegou quantas hoje? ou em uma roda de amigos(as), passa uma garota(o) e você enche a boca e fala : "já peguei"!!!! Você deixou de ser uma estória de amor de alguém e virou estatística... Simplesmente um número. Isso acontece segundo Zygmunt pela parte de constituição do indivíduo pós-moderno vejamos esse vídeo que explica muito bem o que é o amor liquido:


Mais que uma mera triste constatação, não apenas as relações amorosas, mas também os nossos vínculos familiares e de amizade e vou dar um exemplo bem simples conhecemos uma pessoa em um determinado ambiente, achamos tal pessoa interessante informamos nossas redes sociais e pronto! temos um novo amigo, troca-se mensagem; conversamos rimos o dia inteiro, mas chega uma hora que cai na rotina e aquela frequência de responder a mensagem instantaneamente já não fica tão interessante, as respostas ficam cada vez mais breves isso é quando a pessoa visualiza, mas não vê necessidade de  responder.
Que possamos ser mais sólidos em nossos relacionamentos amorosos, familiar e de amizade.
Infelizmente Zygumnt Bauman faleceu nessa última semana e deixou um grande legado sugiro que você leia o livro Amor Líquido acredito que você vai se identificar muito com ele, e para encerrar deixo aqui uma celebre fala de Bauman:
"O que aprendemos com a amarga experiência e que essa situação de ter sido abandonado a própria sorte, sem ter que contar quando necessário, quem nos console e nos dê a mão, é terrível e assustadora , mas nunca se está mais só e abandonado de quando se luta para ter a certeza de que agora existe de fato alguém que se pode contar, amanhã e depois, para fazer tudo isso  a roda da fortuna começa gerar em outra direção. -(Zygmunt Bauman)
(Adriano Soares de Sousa)              
                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…