Pular para o conteúdo principal

O que Diógenes e O Chaves têm em comum?

  Acredito que não só eu, mas, todo brasileiro na infância assistia os episódios do seriado mexicano  Chaves  no SBT ( confesso que até hoje eu assisto) é o tipo de coisa que você não cansa de assistir e se reprisar dez vezes, dez vezes é engraçado; o seriado atravessa geração a geração para terem uma ideia meu irmão assistiu Chaves , depois eu, logo minha irmã também assistiu e agora meus sobrinhos também assistem.
 Você deve estar se perguntando - Adriano o que têm haver Chaves com filosofia? E eu te respondo têm tudo haver!


O texto de hoje vai falar de uma escola filosófica que antecedeu a escola socrática a qual chamamos de escola dos Cínicos  mais precisamente vou falar de um filósofo que se destacou nessa escola: Diógenes que viveu 413 a 323 a.C nasceu em em Sínope, mas, foi em Atenas que teve destaque. Seu pensamento se baseia na seguinte tese: Os deuses deram aos homens formas para viver de modo  fácil e feliz , mas esses mesmos deuses  esconderam essas formas dos homens. Logo nosso filósofo buscou descobrir esses modos de viver tentando  demostrar que as pessoas tem a seu dispor tudo aquilo que realmente precisam para ser feliz. Em pratica ele quis dizer que você não precisa do carro do ano para ser feliz, você não precisa do celular de última geração para ser feliz, e muito menos do tênis de 300 reais para ser feliz. Diógenes que nos dizer que a felicidade está dentro de nós e não precisamos de bens materiais para sermos felizes.
Assim como o nosso querido Chaves; Diógenes morava no barril não tinha casa e vivia com as sobras dos outros.
Não sei se o Criador do personagem Chaves se espelhou em Diógenes para criar o personagem , mas, se você pegar no original o seriado se chama "El Chavo" que em espanhol significa menino, ou seja, o personagem não tem um nome próprio,pode ser qualquer menino, assim como nosso filósofo, Chaves não tem muitas ambições na vida, tendo seus amigos para brincar e um sanduíche de presunto já era motivo para viver feliz.
E você  leitor concorda com Diógenes? Acha que realmente a felicidade e algo interior ? Deixe seu comentário, divulgue o texto, e lembre-se: As pessoas boas devem amar seus inimigos.! Isso, isso, isso.
(Adriano Soares De Sousa)

               

    

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…