O que Diógenes e O Chaves têm em comum?

  Acredito que não só eu, mas, todo brasileiro na infância assistia os episódios do seriado mexicano  Chaves  no SBT ( confesso que até hoje eu assisto) é o tipo de coisa que você não cansa de assistir e se reprisar dez vezes, dez vezes é engraçado; o seriado atravessa geração a geração para terem uma ideia meu irmão assistiu Chaves , depois eu, logo minha irmã também assistiu e agora meus sobrinhos também assistem.
 Você deve estar se perguntando - Adriano o que têm haver Chaves com filosofia? E eu te respondo têm tudo haver!


O texto de hoje vai falar de uma escola filosófica que antecedeu a escola socrática a qual chamamos de escola dos Cínicos  mais precisamente vou falar de um filósofo que se destacou nessa escola: Diógenes que viveu 413 a 323 a.C nasceu em em Sínope, mas, foi em Atenas que teve destaque. Seu pensamento se baseia na seguinte tese: Os deuses deram aos homens formas para viver de modo  fácil e feliz , mas esses mesmos deuses  esconderam essas formas dos homens. Logo nosso filósofo buscou descobrir esses modos de viver tentando  demostrar que as pessoas tem a seu dispor tudo aquilo que realmente precisam para ser feliz. Em pratica ele quis dizer que você não precisa do carro do ano para ser feliz, você não precisa do celular de última geração para ser feliz, e muito menos do tênis de 300 reais para ser feliz. Diógenes que nos dizer que a felicidade está dentro de nós e não precisamos de bens materiais para sermos felizes.
Assim como o nosso querido Chaves; Diógenes morava no barril não tinha casa e vivia com as sobras dos outros.
Não sei se o Criador do personagem Chaves se espelhou em Diógenes para criar o personagem , mas, se você pegar no original o seriado se chama "El Chavo" que em espanhol significa menino, ou seja, o personagem não tem um nome próprio,pode ser qualquer menino, assim como nosso filósofo, Chaves não tem muitas ambições na vida, tendo seus amigos para brincar e um sanduíche de presunto já era motivo para viver feliz.
E você  leitor concorda com Diógenes? Acha que realmente a felicidade e algo interior ? Deixe seu comentário, divulgue o texto, e lembre-se: As pessoas boas devem amar seus inimigos.! Isso, isso, isso.
(Adriano Soares De Sousa)

               

    

Postagens mais visitadas