O QUE É TER UMA BOA VIDA?

 Ontem voltei de férias e confesso que um pouco desanimado para executar as mesmas funções por mais um ano, (espero) e vêm logo o pensamento: Nossa minha vida estava tão boa!!! Viajando, acordando mais tarde, indo ao cinema no meio de semana e penso que assim como eu tem várias pessoas que comungam do mesmo pensamento, principalmente quando voltam de férias.
 Mas, o que é ter uma boa vida de fato? Eh! Em geral quando falamos de boa vida nós imaginamos imediatamente situações paradisíacas, bonitas e aconchegantes; nós pensamos que uma boa vida é estar na piscina comendo  churrasco tendo tudo que sempre sonhamos ou então nos livrar-nos de uma dívida ou termos todos os objetos que desejamos, enfim,  muitas das vezes  associamos ter uma boa vida com está confortável e a vida ser tranquila e uma vida cercada de coisas  materiais, no entanto, desde sempre a filosofia desconfiou desse pensamento, o que é que acontece com todas essa concepções no dia seguinte, eh!!!! O final de semana que eu tenho a beira da piscina um a hora ele vai acabar, o sol se põe, a carne acabou, a bebida acabou e o celular da moda estragou, e agora José ???
  Muitos filósofos como Aristóteles, Platão e até o mais contemporâneo Sartre vêm nos lembrar e que O segredo da boa vida está justamente em desconfiar daquilo que o senso comum chama de boa vida e procurar além dessas coisas o que de fato vai ficar. Se existe de fato um segredo da boa vida  é busca a permanência para além da aquilo que é transitório em geral, chamamos de boa vida coisas que são transitórias e quando elas acabam nos damos conta que aquela boa vida foi apenas um momento, uma ilusão, todavia, ficamos tristes e saudosista com aquela boa vida que nós tivemos.
O que a filosofia que nos ajudar a entender como boa vida  e uma vida cercada de relações significativas com os outros, conosco e com aquilo que nos viremos ser um dia.
(Adriano Soares de Sousa)
               

Postagens mais visitadas