Pular para o conteúdo principal

STATUS DO FACEBOOK: EM UM RELACIONAMENTO SÉRIO COM A TRAIÇÃO

Olá meus amigos! Estamos em pleno carnaval e com ele vêm várias histórias divertidas que temos com nossos amigos, e também vem aquela puladinha de cerca!!
O texto de hoje foi baseado em uma conversa que  ouvi na casa lotérica e me fez refletir e pesquisar sobre o assunto; irei contextualiza-los, contarei  para vocês usando nomes fakes para não expor ninguém : Estava eu em uma determinada casa lotérica, quando por tabela um assunto me intrigava: Duas jovens conversando sobre relacionamento e até elogiando o namorado, quando a outra amiga perguntou  o que iria fazer no carnaval, a amiga responde com o um semblante de felicidade -Irei para um sitio ficar todos os dias de carnaval com os meus amigos! E a outra indaga mais uma vez: - E o Rodrigo vai(o namorado)? A amiga responde : -Não! está agarrado com o TCC ! e continua:
Você sabe que o Filipe vai está lá né???? _ A outra com cara de espanto pergunta : Vai rolar ???
E A amiga "comprometida" responde : - E logico que vai!!!!
Depois desse diálogo fiquei abismado e assustado de como as coisas são levadas nos dias de hoje; um hedonismo, egoísmo e mais: uma cultura de infidelidade.
Podemos ver isso nas músicas de hoje, nas novelas, e nos filmes; banalizamos um sentimento tão lindo por puramente prazer momentâneo.
Como disse no começo do texto fui buscar o porque de em uma relação ter o ato de trair e descobri que há motivos iguais tanto para homens e mulheres, mas há também e principalmente  motivos bem diferentes, mas , antes de falar os motivos quero dizer que isso não é uma ciência exata existem casos e casos e toda regra a uma exceção.
  É importante dizer que até os meados do século XIX os relacionamentos eram arranjados, logo, essa ideia romantizada de amor que temos hoje não existia, sendo assim  o casamento funcionava da seguinte forma: A esposa só servia para procriar filhos e servi o marido e o homem sentia prazer mesmo era com as prostitutas. Ao passar do tempo a ideia de relacionamento foi mudando e o direito de escolher com quem você vai juntar suas escovas de dente ficou mais latente, mas existe ainda principalmente no interior do país ou até mesmo em algumas religiões esse pensamento arcaico.
Como estava dizendo ha motivos diferentes,tanto para homens como para mulheres cometer o ato de traição, vou falar os principais de cada um a começar pelo homem.
- O primeiro motivo que quero colocar é o da MASCULINIDADE :  Desde pequeno homem é criado para ser o macho Alpha, o"pegador" colocam na cabeça dele que ele deve pegar o maior número de meninas o possível,e isso ele vai  carregar por toda vida, inclusive depois da vida de casado.
-O segundo motivo é o da ROTINA:  Conversando com vários homens, entendi que muitos entendem o relacionamento não como uma forma de vida, mas como um peso, para alguns homens é um peso voltar para casa e ver a mesma mulher todo dia, dormi com a mesma mulher todo dia, acordar com a mesma mulher todo dia, sendo assim, procuram aventurar em relacionamento rápidos só para quebrar a rotina do casamento ou do namoro.
- O terceiro é a AUTO AFIRMAÇÃO: Para alguns homens, eles precisam provar para eles mesmos que são importantes . Este traço é muito comum em homens que na sua infância foram criticados e não foram estimulados.
Vendo os motivos dos homens agora é a vez das mulheres, e que em uma relação são mais emotivas do que o homem. Vamos lá!!!
- O primeiro motivo é por VINGANÇA:  E a vingança não é necessariamente porque ela foi traída, mas ela pode fica desapontada com seu parceiro e forma que ela encontrou de chamar a atenção dele é traindo-o.
- O segundo motivo e por IDEAL: Esse motivo é bem Nietzscheano, explico: Nietzsche  vem nos falar do Amor fati que é nada mais nada menos do que criarmos um ideal daquilo que nós esperamos do outro, e a mulher ela têm essa tendência de idealizar as coisas: O curso perfeito, O trabalho perfeito, A casa perfeita e por último o marido(namorado) perfeito; e a partir do momento que esse marido ou namorado não preenche esse requisitos ela vai procurar o amante perfeito. Digo isso porquê ela não vai querer colocar fim em um relacionamento de 4 ou 10 anos, no entanto, ela vai viver essa vida dupla até ser descoberta.
- O terceiro motivo é o DESEJO DE SER DESEJADA: Para mulher por mais estável que seja seu relacionamento, ela senti prazer em ser desejada , em ser cortejada, segundo o psicanalista Jaques Lacan, a mulher gosta de ser desejada mais do que ser amada.
- E por último ADRENALINA:  Esse item vêm acompanhado do terceiro, mulheres gostam da adrenalina, senti fetiche no proibido e gostam de ser seduzidas de várias formas: em toque no cabelo, um abraço e um beijo inesperado no rosto  um elogio e isso pode acontecer em qualquer ambiente seja pelo colega de faculdade ou o de trabalho, tem mulheres que por pura aventura gostam de se relacionar com outras mulheres, enfim, o "proibido é mais gostoso".                    
     Bem, todos esse motivos que eu citei não concordo, para mim não existe justificativa, e penso que a partir do momento que meus desejos começam a sobressair ao sentimentos de amar outra pessoa está na hora de repensar o relacionamento. Fica ai a dica  e espero que vocês cultivem o amor para com seus amados, e que você pense muito bem em troca anos de relação a dois por uma simples aventura.
(Adriano Soares de Sousa)               

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…