Pular para o conteúdo principal

MEU PAU TE AMA: DIFERENÇA ENTRE SEXUALIDADE E GENITALIDADE

 Hoje o tema é um pouco polêmico! Polêmico não em si, mas, muitas pessoas não sabe lidar e falar disso de forma aberta, acredito que não é por culpa delas, mas, pela falta de informação ao longo da vida, iremos falar de sexualidade e genitalidade; as diferenças e o que completa uma na outra e o que a separação de ambos pode causar.
 Geralmente há uma serie de confusões quando o assunto é o corpo humano e o seu relacionamento com outros corpos humanos. E primeiramente para compreender melhor o que será escrito aqui  é preciso deixar de lado todo preconceito, religioso ou moral, para ter uma visão secularizada e neutra. Sem com isso , estar desvalorizando esses tipos de abordagens que possuem sua contribuição na sua área específica.  
   Antes de Freud tinha-se a ideia de sexualidade era reduzida apenas em ato sexual e ele servia apenas para procriar , com o desenvolvimento de suas teses abrangeu-se o tema descobrindo que a sexualidade começa na infância com três fases: Oral, Latência, e fase genital,(um dia irei convidar alguém da área para explicar melhor) com esse estudos (ensaios de Freud) ampliou-se a ideia de sexualidade, digo isso entre aspas porque no geral a única coisa que aconteceu de fato que continuamos com a ideia primitiva que sexualidade é só ato sexual, mas com uma pequena diferença : Se antes vimos isso de forma oculta porque tinha-se que o ato sexual era pecado, hoje ele é feito de formar desenfreada e sem muita responsabilidade.
  Então, o que é sexualidade? Isso todo ser humano têm, eu, você, seu namorado(a), o Pe.Fabio de Melo, enfim, todos nós temos. É um conceito que não abrange apenas as características biológicas, envolve: O corpo no todo e a mente.  Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde)" É uma energia que nos motiva a procurar o Amor é ternura, intimidade que se integra no modo que nós sentimos, quando tocamos e somos tocados, é ser sensual e ao mesmo tempo ser sexual. A sexualidade influência pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influência também a nossa saúde física e mental.
 Dando conceito a sexualidade o que seria então a Genitalidade?  Genitalidade é uma atenção voltada para as características genitais. Nessa visão, bastante reducionista, o indivíduo foca apenas no prazer genital e acaba não reconhecendo as várias fontes de prazer para sua vida.
Se você perceber a todo tempo somos induzidos a resumi nossa vida na genitalidade, nas músicas, nos filmes, nos comerciais, e não sei se já perceberam que toda conversa que temos seja ela na escola, na faculdade, ou até mesmo no trabalho o assunto sempre termina em sexo? Todo mundo quer saber quem comeu quem !
Infelizmente, muitas das vezes por falta de conversar isso em família ou na escola até porque não temos formação adequada e equilibrada para falar disso, ou se ensina de uma forma repressora ou se ensina de uma forma liberal, vivemos uma forma errada de sexualidade. Wilhelm Reich  psicanalista austríaco (1897-1957) disse que se tivermos um auto conhecimento é possível sim viver uma boa genitalidade, pois ela vai ser consequência da minha maturidade física emocional e afetiva.
E sem contar que o impulso exagerado em ter relações sexuais é doença e precisa ser tratado. E quando eu sei que minha compulsão é uma doença? Assim como todos os vícios, a partir do momento que você senti, não mais prazer, mas, sim uma necessidade  é caracterizado doença; em mulheres   da-se  o nome de Ninfomania e podemos ver no cinema. Indico dois filmes: O primeiro e A DAMA DA LOTAÇÃO com Sônia Braga e Nuno Leal Maia, retrata a estória de uma mulher que mesmo casada tem compulsão de transar com outros homens de forma exagerada, o outro é a Ninfomaníaca que é basicamente a mesma estória. Recentemente a modelo e empresária Núbia Oliver disse que procurou tratamento após se sentir mal ao transar com 5 homens na mesma noite.
Como vivemos em uma sociedade machista o homem também sofre dessa doença mas, não é olhado como enfermidade. No homem da-se o nome de Satiríase e temos dois casos bem famosos: O primeiro e do jogador de golf Norte- Americano Tiger Woods que assumiu sua doença após ser delatado por uma de suas amantes  na TV  e outro é do ator Arnold Schwarzenegger que foi pego em flagrante por sua esposa quando ele estava com a sua empregada. O tratamento é feito a base de anti-depressivo que diminui o libido e não vai ser vergonha nenhuma procura a ajuda psicológica.
 Bem, visto que o ser humano é sexualidade da cabeça aos pés, visto que afetividade não se limita somente no pênis ou na vagina. Ter uma vida sexual intensa, não é sinônimo de ter uma vida realizada enquanto ser humano; é parte disso, não pode ser o centro de todas as nossas ações, no entanto,não pode ser descarta-la, apenas não se deve reduzi-la. Nesse sentido, respeitar as diferenças e reconhecer que o outro é muito mais que uma matéria (corpo) pois, menos que não creiam em alma ele possui um intelecto que o define e é responsável pelas suas escolhas que forma sua essência.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)      
    
              
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …