É LÓGICO

 O texto dessa semana é uma singela homenagem ao meu querido professor João Nogueira que nos lecionava lógica na faculdade, como no ensino médio nossa base foi fraca em filosofia quebrávamos a cabeça para aprender, anos depois me tornei professor da disciplina de filosofia , e me deparo com a matéria na grade de estudos, ai fui estudar por conta própria e acredito que aprendi.
O que você vai ler aqui é a história da lógica no mundo e a importância dela nos dias atuais, então vamos deixar de conversa e vamos aprender.
 A palavra lógica significa razão, coerência, palavra ou discurso. No principio a lógica era vista como um ramo da filosofia.
 Aristóteles (384 a.C - 322 a.C) foi considerado pai da lógica, foi o primeiro a constituir regras formais de lógica e ficaram conhecida como silogismo que funciona com a seguinte forma de raciocínio:  Temos que ter proposições, duas primícias nas quais se extrai uma conclusão, vejamos então: Todo ser humano é mortal, Adriano é ser humano, logo Adriano é imortal.
 Desde do surgimento da lógica aristotélica, vários filósofos dedicaram seus estudos ou parte deles a lógica, Tomás de Aquino, Pascal e René Descartes por exemplo. Mas ao longo do tempo começaram a perceber que nem tudo se encaixava nesse raciocínio, pois existem falácias que podem gerar conclusões absurdas, subjetivas ou paradoxos. Em uma tentativa de resolver esse problema e tornar a lógica mais acessível Charles Lutwidge, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carrol se empenhou em escrever um livro que ajudasse a detectar argumentos falaciosos e mais decidiu que a obra seria  voltado ao público feminino, assim, nasceu o lógica para mulheres mais conhecido como Alice no país das maravilhas, ( além de ser uma crítica ao governo vitoriano, já falamos disso aqui no blog se não leu ainda segue aqui o link http://filosofandoodiaadia.blogspot.com.br/2016/05/alice-atraves-do-olhar-filosofico.html ) . Tudo ia perfeitamente bem a lógica aos poucos  se popularizava até que a teoria dos conjuntos de George Boole (1815-1864) abala o cenário da lógica: As palavras são substituídas por símbolos e lógica passa a ser considerada como fundamento da matemática. Se você assim como eu não vai bem em matemática porque não sabe o valor de x ou de y pode culpar o George (rs).
 Após a morte de Boole a humanidade precisou  trilhar um longo caminho até chegar um século depois que seria possível aplicar a lógica também na linguagem da programação. Durante a segunda guerra mundial Alan Turing  (1912-1954)  trabalhou para inteligência britânica e quebrou vários códigos nazistas , dos primeiros computadores desenvolvidos por Alan Turing chegamos aos logaritmos estes são nada mais que sequências lógicas que foram transformadas em programa de computador, aliás Alan Turing foi pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.
 Hoje somos capazes de lidar com sistema complexos e um fluxo de informações sem parâmetros na história. Graças aos estudos filosóficos antes de Cristo, hoje temos uma forma de ler o mundo que está só começando. E ainda dizem que filosofia não serve para nada.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)                           

Postagens mais visitadas