Pular para o conteúdo principal

É LÓGICO

 O texto dessa semana é uma singela homenagem ao meu querido professor João Nogueira que nos lecionava lógica na faculdade, como no ensino médio nossa base foi fraca em filosofia quebrávamos a cabeça para aprender, anos depois me tornei professor da disciplina de filosofia , e me deparo com a matéria na grade de estudos, ai fui estudar por conta própria e acredito que aprendi.
O que você vai ler aqui é a história da lógica no mundo e a importância dela nos dias atuais, então vamos deixar de conversa e vamos aprender.
 A palavra lógica significa razão, coerência, palavra ou discurso. No principio a lógica era vista como um ramo da filosofia.
 Aristóteles (384 a.C - 322 a.C) foi considerado pai da lógica, foi o primeiro a constituir regras formais de lógica e ficaram conhecida como silogismo que funciona com a seguinte forma de raciocínio:  Temos que ter proposições, duas primícias nas quais se extrai uma conclusão, vejamos então: Todo ser humano é mortal, Adriano é ser humano, logo Adriano é imortal.
 Desde do surgimento da lógica aristotélica, vários filósofos dedicaram seus estudos ou parte deles a lógica, Tomás de Aquino, Pascal e René Descartes por exemplo. Mas ao longo do tempo começaram a perceber que nem tudo se encaixava nesse raciocínio, pois existem falácias que podem gerar conclusões absurdas, subjetivas ou paradoxos. Em uma tentativa de resolver esse problema e tornar a lógica mais acessível Charles Lutwidge, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carrol se empenhou em escrever um livro que ajudasse a detectar argumentos falaciosos e mais decidiu que a obra seria  voltado ao público feminino, assim, nasceu o lógica para mulheres mais conhecido como Alice no país das maravilhas, ( além de ser uma crítica ao governo vitoriano, já falamos disso aqui no blog se não leu ainda segue aqui o link http://filosofandoodiaadia.blogspot.com.br/2016/05/alice-atraves-do-olhar-filosofico.html ) . Tudo ia perfeitamente bem a lógica aos poucos  se popularizava até que a teoria dos conjuntos de George Boole (1815-1864) abala o cenário da lógica: As palavras são substituídas por símbolos e lógica passa a ser considerada como fundamento da matemática. Se você assim como eu não vai bem em matemática porque não sabe o valor de x ou de y pode culpar o George (rs).
 Após a morte de Boole a humanidade precisou  trilhar um longo caminho até chegar um século depois que seria possível aplicar a lógica também na linguagem da programação. Durante a segunda guerra mundial Alan Turing  (1912-1954)  trabalhou para inteligência britânica e quebrou vários códigos nazistas , dos primeiros computadores desenvolvidos por Alan Turing chegamos aos logaritmos estes são nada mais que sequências lógicas que foram transformadas em programa de computador, aliás Alan Turing foi pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.
 Hoje somos capazes de lidar com sistema complexos e um fluxo de informações sem parâmetros na história. Graças aos estudos filosóficos antes de Cristo, hoje temos uma forma de ler o mundo que está só começando. E ainda dizem que filosofia não serve para nada.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)                           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…