ME RESPEITA PORQUE SOU DESSA ÉPOCA

 Atualmente, vemos em nossas redes sociais  uma febre de nostalgia: Vídeos, músicas, desenhos animados antigos,  com os seguintes dizerem: "Me respeita que sou dessa época" estamos sendo muito nostálgicos ultimamente, será porque?
 Bem,  conversando com uma amiga espanhola ela me disse que ficava encantada com o nosso idioma pois, nele tem uma palavra que não existe em outras línguas, é palavra SAUDADE  e pegando o dicionário  podemos compreender um pouco melhor : Saudade é um substantivo que quer dizer sentimento nostálgico de algo ou de alguém, ou ocasionado por vontade de reviver experiências situações ou momentos já passados.
 Temos saudades, pois,em nossas lembranças  sempre somos mais jovens, sem tantas obrigações, preocupações, dores ou doença.
 Temos saudades das pessoas que amamos e vivem ou passam momentos longe de nós, mesmo que more no bairro vizinho, mas as labutas do dia a dia impede de se encontrarem, porque como diz o o refrão da música "não aprendemos e nem fomos criados para dizer adeus".    
 A nostalgia é um fenômeno difícil de explicar, a etimologia da palavra foi acunhado por Johannes Hofer  em 1868 que fez a junção  das duas palavras gregas "regresso a casa"   e  "dor". Naquela época a Nostalgia era considerada como sintoma grave, pois afetava os soldados e o único modo de curá-los era o regresso para suas casas.
  A Nostalgia acontece a curva de recuperação de memória. É um esquema a linha de lembranças autobiográficos e que revela em que períodos da vida temos mais reminiscências. O período que mais codificamos memórias se situa entre os 15 aos 30 anos, podem notar que são pessoas que mais acessam as redes sociais(isso explica a pergunta do início do texto) e são pessoas cheias de nostalgia: além de que a juventude é quando nosso corpo e mente estão mais frescos, no entanto, é o momento em que vamos formando nossa identidade como pessoas autônomas e quando acontece toda sorte de acontecimento. É significativo mencionar que a nostalgia pode também ser uma forma de idealizar seu passado (eu sou prova viva disso, quantas coisas queria ter feito, quantas coisas queria ter dito e ficou só no querer) e acabamos desfrutando mais da lembrança de como teria sido  do que da vivência em si. 
  E você  sente saudades de quem ou de que ?,  Comenta aqui! E eu vou terminado esse texto com a música Saudade do Diácono Nelsinho correira:

Só se tem saudade do que é bom
Se chorei de saudade não foi por fraqueza
Foi porque eu amei


E se eu amei, quem vai me condenar?
Se eu chorei, quem vai me criticar?

Só quem não amou, quem não chorou
Quem se esqueceu que é um ser humano
Quem não viveu, quem não sofreu
Só quem já morreu... e se esqueceu de deitar


(Adriano Soares de Sousa)
                       

Postagens mais visitadas