PETER SINGER : O filósofo polêmico da contemporaneidade

Pensa em uma pessoa polêmica! Tudo o que ela pensa e fala ,vai de embate com a normalidade do cotidiano, bem , esse é Peter Singer filósofo da contemporaneidade que vêm dando o que falar com seu pensamento filosófico.
  Nascido no dia 6 de julho de 1946 em Melbourne na Austrália , e professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Atua na área da ética prática, tratando questões de ética de uma perspectiva utilitarista. Peter Singer que antes de lecionar no Estados Unidos foi professor de filosofia na Universidade de Monash em Melbourne , onde fundou o Centro da bioética Humana. Outra coisa que quero citar aqui é que Singer em 1996 candidatou-se ao Senado pelo partido Verde Australiano, mas, não conseguiu ser eleito .
     Bem começando a fala do pensamento de Singer e preciso citar uma de suas principais obras: Ética prática publicada em 1979 aonde ele baseia seu pensamento ético no utilitarismo, e você deve está me perguntando o que é utilitarismo Adriano? Calma, irei explicar:  O utilitarismo é uma corrente de pensamento fundada por Jeremy Benthan que vai propor a fundamentação de toda ação que visa promover a felicidade e  bem estar a todos os seres sencientes, ou seja, seres dotados de consciência e de uma auto- consciência. Para ele devemos agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem estar ,essa é a máxima utilitarista, não irei entrar em  conceitos para não delongar o texto. 
 Uns dos fatos de Peter Singer se considerado polêmico, é que ele defende o aborto, a eutanásia e a igualdade entre seres humanos e animais sencientes, isto é, que a vida humana não teria valor a mais do que de um gato, cavalo, boi ou porco, pois assim como os humanos eles sentem dor, sentem prazer e sofrimento.
Outro pensamento polêmico de Singer e propor que para acabar com a miséria e a desigualdade no mundo; se cada ser humano doasse dez por cento da sua renda para um fundo e que esse fundo dividisse esse dinheiro com os países mais pobres, isso ajudaria muito acabar com a miséria e outra proposta, muito interessante e ai vêm o pensamento vegano, era diminuir a criação de animais para consumo, exemplo: A quantidade de terra que o fazendeiro  usa para servir de pasto para seu rebanho, seria  para plantar grãos para nosso sustento e para evitar o abate dos animais.
 Agora vêm o pensamento mais polêmico de Singer , este por sua vez é a favor do aborto e a Eutanásia em várias situações. O aborto ele é a favor  caso um feto seja  anencéfalo, porque esse feto viveria muito pouco tempo, teria sofrimento não só para ele , mas também , para seus familiares, sendo do pensamento utilitarista e vimos linhas atrás que este pensamento visa promover o bem estar comum , em seu modo de ver uma, criança anencéfala não teria nenhum tipo de bem estar.
Sobre a eutanásia , Singer é a favor quando o sofrimento ele é primordial na vida do sujeito, para o filósofo, se há sofrimento não têm porque viver, então se temos mecanismo de cessar esse sofrimento devemos usá-lo. 
Resumindo o pensamento filosófico de Peter Singer podemos dividir em duas sentenças básicas:  A primeira é se há mais dor e sofrimento do que prazer, então  por quê continuar vivendo? E a segunda é : Por quê a vida humana têm mais valor do que a vida de outros animais? Para Singer não existe nenhuma regra e lei que prova isso, e não adianta falar que a bíblia prova o contrário, pois para Singer a vida na bíblia é dessacralizada. 
Para encerra, você que leu esse texto e até compartilha de algumas ideias dele, saiba que ele foi proibido de lecionar sua tese na Alemanha devido que, suas ideias pode da brechas ao pensamento nazista  e do totalitarismo e que muitas pessoas acharem que sua filosofia pode servir de base para algum sistema totalitário. 
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)
                                

Postagens mais visitadas