Pular para o conteúdo principal

QUAL É O SENTINDO DA VIDA? (CONCEITO DE LOGOTERAPIA)

Olá pensadores e pensadoras do meu blog, tudo bem? Espero que sim, e se você começou a ler esse texto fico muito feliz que esteja aqui, e espero que goste do texto de hoje.
 Começo te fazendo uma pergunta: Qual é o sentido da vida para você? E não quero uma resposta religiosa do tipo: "O sentido da minha vida é Deus" até porquê se você diz, mas, não corresponde isso em atitudes, essa resposta será vazia.
 Vou falar um pouco da minha experiência : Em 2.006  encontrei sentido na minha vida em servi a Deus dentro da minha religião de forma exclusiva, tomando caminho para um discernimento vocacional na vida sacerdotal, sendo assim em 2008 entrei para o seminário da Arquidiocese de Belo Horizonte, no começo não me adaptei, pois tudo era novo para mim, mas, com o tempo comecei a ter experiências ótimas, pois, minha vida antes era da casa para o trabalho, do trabalho para casa e de casa para a igreja, e viver aquilo era mágico para mim, estava conhecendo pessoas diferentes, era referência para as pessoas e o mais legal era o se sentir útil, fazer diferença na vida das pessoas.
 Digo isso porque  a vida aqui fora é muito competitiva se vêem potencial em você querem puxar seu tapete no seminário era diferente se vissem potencial em você trabalhavam para que você possa saber usá-lo da melhor forma.
 O tempo foi passando e no final do curso de filosofia já estava questionando minha vocação e  até porque comecei a sentir algo diferente por uma pessoa que correspondia aos afetos e vi ali a minha vida encontrar outro sentido.
 Em 2012 a coisa ficou mais séria e cheguei a confessar para os meus superiores, eles me deram apoio e pediram que a decisão que eu tomasse fosse feita baseada na minha felicidade. Pois bem, no final desse mesmo ano saio do seminário, para viver uma experiência nova na minha vida até porque nunca fui um rapaz de muitos relacionamentos, quem convivi comigo sabe disso, e encontrei ali uma possibilidade de um caminho novo prezando o momento vivido e a alegria de momento.
 No mês seguinte tive um grande golpe pois, aquilo que criei como expectativa de futuro mal começou e terminou e me veio a seguinte questão:  E agora? Não estou no seminário e aquela que jurava ficar comigo não estava mais ao meu lado, as coisas começaram a perder o sentido e você começa a perguntar: Por quê ?
 Entrei em uma depressão profunda, pois além de ter feito escolhas precipitadas, não era mais ninguém, de seminarista prestigiado virei desempregado com 30 anos e a um bom tempo fora do mercado de trabalho. Isso me marcou( e marca)  muito, foi ai que encontrei a logoterapia que tem me ajudado muito, vou explicar agora o que é, como funciona:

 A logoterapia  é um sistema teórico e prático de psicologia criado pelo psicanalista Austríaco Viktor Emil Frankl que se tornou mundialmente conhecido pelo seu livro "EM BUSCA DE SENTIDO" aonde  ele fala de sua pesquisa quando o mesmo foi  exilado no campo de concentração na segunda guerra mundial, lá ele desenvolve suas teorias.
A logoterapia é conhecida como terceira escola vianense de psicoterapia: A primeira e a escola de Freud que baseia a analise na frustração sexual do indivíduo. A segunda e a escola de Alfred Adler com sua psicologia individual.
 A logoterapia centraliza no sentido, concentra-se no sentido da existência humana, bem na busca da pessoa  por esse sentido.
A logoterapia é dividida em três partes:
1) A liberdade do desejo: Para a logoterapia o ser humano  não está completamente sujeito aos seus condicionamentos mas condições de decidir em face as questões internas (psicológicas) e externas (biológicas e sociais).
2)  O desejo pelo significado: Frankl  diz que o ser humano não deseja apenas ser livre, mas livre para algo, seus objetos e propósitos, por exemplo. Segundo ele quando a pessoa não atingi sua busca pelo desejo do significado   sua vida vira um abismo, e foi isso que experimentei nos relatos acima.
3) O significado da vida:  A logoterapia se baseia no fato de que a realidade é algo possível de ser alcançado e que os seres humanos são chamados a darem o melhor de si mesmos no mundo, nesse exato momento e em cada situação. Assim, a logoterapia não fala de um significado geral para vida , mas que cada momento contém um significado em si mesmo, específico, e que cabe àquele que vive o momento, descobrir qual significado aquele momento tem , afim de ter uma vida sadia e realizada.
Portanto, o sentido da vida para mim hoje, e cada dia viver um sentido diferente, viver a cada dia do jeito que o dia me proporciona viver, sendo ele bom ou ruim.
Hoje vivo metas curtas, mas, que tem um grande significado para mim, desde dá um livro para uma pessoa querida a presentear a irmã com a camisa do time do coração, de rezar e fazer uma novena para uma pessoa querida arrumar outro emprego e tirar um pouco do meu tempo para doar sangue, e pode acreditar faz bem mais para mim do que para quem recebe.
 Enfim,  parafraseando a psicologa Dr. Ana que a muito tempo nos acompanhou no seminário: " A vida só dá uma safra" ( a não ser que você seja espírita ou hindu ai essa frase não serve para você) portanto, antes de buscar respostas na vida saiba que ela também quer respostas de você, e que saibamos responder da melhor forma.
(ADRIANO SOARES DE SOUSA)                          
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…