DEUS NÃO EXISTE

Olá pensadores e pensadoras!!! Tudo bem com vocês ?Espero que sim, e que bom que estamos juntos aqui outra vez.
 Como você leu o titulo , o texto dessa semana vai falar sobre esse ser superior a qual damos o nome de Deus.
Desde a antiguidade o ser humano tem a necessidade de ter uma comunicação com um ser superior, se percebemos nas religiões monoteístas, cada um teve contato com esse ser superior de forma diferente:  Moisés viu a manifestação de  Deus em forma de fogo, Buda chegou a iluminação de baixo de uma árvore e Maomé experimentou Alá em uma montanha, e a pergunta que vêm em  mente é: Será que existe um conceito universal de Deus que todas as religiões compartilham? Ou será que Deus é diferente para pessoas de credos diferentes?

 HISTÓRIA DA CRIAÇÃO

O ser humano tem a necessidade de saber da sua origem, de onde veio  e para onde vai , se pegarmos as religiões desde as mais antigas como a dos gregos, dos romanos, dos Egípcios e também dos judeus todas elas tem uma história da criação e todas elas tem um Apocalipse , e todas elas prometem "um paraíso" pós-vida terrestre talvez isso sirva de um alento para os sofrimentos e as labutas do dia a dia, e ter sentido e ter valido a pena passar por essa vida. 

 ADÃO E EVA

Na história da criação dos Judeus e cristãos nos deparamos com a história de Adão e Eva e muitos  entendem que a história é verídica, mas ,não se dão conta que o autor sagrado não quer passar fatos históricos , mas, sim mostrar que Adão que vem do hebraico e significa aquele que vêm do barro e Eva que significa mãe de todos os seres, não são uma  pessoa, mas uma comunidade que não quis viver segundo os preceitos de Deus .

DEUS NA FILOSOFIA

Existem dois tipos de correntes filosóficas quando o assunto é a existência de Deus, dos crentes e quero citar alguns como por exemplo Spinosa que crer em um Deus panteísta que não se manisfesta  nos templos ou em doutrinas, mas, um Deus presente na natureza , temos Aristóteles que vêm com uma definição de Deus a qual Tomás de Aquino tem como referência na sua Suma Teológica  "O motor imóvel que move todas as coisas tudo sai dele e vem para ele" e por último dos filósofos crentes quero colocar a aposta de Blaise Pascal  que diz que : 
  • se você acredita em Deus e estiver certo, você terá um ganho infinito;
  • se você acredita em Deus e estiver errado, você terá uma perda finita;
  • se você não acreditar em Deus e estiver certo, você terá um ganho finito;
  • se você não acreditar em Deus e estiver errado, você terá uma perda infinita.
Logo ele prefere acreditar.
Os filósofos não crentes quero citar dois que rege no pensamento da atualidade. O primeiro e de Karl Marx que diz que acreditar em um Deus é um opio, ou seja a religião , serve simplesmente para aliviar as frustrações humanas e alienar-nos diante da realidade em que vivemos. O outro filosofo deu origem ao pensamento de Marx ,que é o Alemão Ludwig Feuerbach para ele o Deus é uma projeção do homem em imaginação própria de sua evolução.  Enfim, a criatura que criou o criador.

POR QUE DEUS NÃO EXISTE?

Aprendi isso em filosofia com o professor Luis Tomasi e fiquei anestesiado quando ouvi isso e vi que tem sentido e tudo se encaixa nessa forma de perceber Deus.
Existência pressupõe um início, logo teria sido criado de algo, do anterior a Deus para que Ele pudesse existir. Mas, não a nada antes d'Ele. Outra coisa, falar que Deus existe ou não é colocar ele em tempo e espaço , pois tudo que existe tem que ter começo, meio e fim portanto se provássemos a existência de Deus o negaríamos, pois, colocaríamos entre as coisas perecíveis.
Portanto, Deus não existe, Deus É, pois Ele é atemporal para Ele não existem passado ou futuro, Ele é o eterno presente.
Ai fica fácil compreender o autor sagrado quando ele fala da manifestação de Deus a Moisés na Sarça ardente, está no livro do Êxodo 3,13- 14.
Porém, Moisés acrescentou: “Quando eu for aos filhos de Israel e comunicar: ‘O Deus de vossos pais me enviou até vós’ e me questionarem: ‘Qual é o seu Nome?’ - que deverei dizer?” Então afirmou Deus a Moisés: “EU SOU O QUE SOU. E deveis dizer aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros!

Ele mesmo se auto denomina como aquele que É, não tem outro ser superior maior que Ele só se tem um único ser superior .

CONCLUSÃO

Quero terminar esse texto com a conclusão que o filósofo Immanuel Kant faz de Deus, ele concluiu que buscar comprovar Deus  seria algo impossível, pois, vou de encontro ao ser infinito com minhas limitações racionais. Para ele tentar identificar Deus é limitar um ser Superior nas minhas limitações , logo ao invés de tentar entender Deus é necessário experimentar Deus no meu dia dia.     
E você que é religioso fundamentalista e legalista, deixo aqui uma frase para ser refletida, ela foi dita no Concílio Vaticano II.
"Falamos tanto de um Deus sem o mundo que apareceu um mundo sem Deus"  
( Soares de Sousa, Adriano)
    

        

    

Postagens mais visitadas