Pular para o conteúdo principal

EPICURISMO: NECESSÁRIO, SOMENTE O NECESSÁRIO

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Alguns dias atrás no meu antigo trabalho me deparei com um fato que me levou a refletir. Um colega de trabalho estava todo feliz por que conseguiu comprar um tênis de uma determinada marca, e se ostentava pelo valor gasto no tênis, acreditem se quiserem o valor do tênis e de mil reais!!!! Bem, o dinheiro é dele e ele faz o que ele quiser, mas, levando em conta que ele gastou seu salário do mês inteiro em um tênis me veio em mente o pensamento de um filósofo antigo e sobre ele que vamos refletir essa semana.
 Epicúrio nasceu por volta 342 ou 341 a.C na ilha de Samos e morreu em Atenas em 271 ou 270 a.C. Teve como mestre o filósofo Xenócrates .
Epicúrio era atomista, ou seja ,acreditava que a vida era finita , que a alma é mortal, portanto, não existe vida após a morte,logo, sua linha de pensamento foi seguida por outros e fundando assim a Escola Epicurista.
O pensamento do epicurismo assim como em outras formas escolas refletia o homem e seu papel no universo, logo, vem-se a pergunta que todos nós fazemos : Qual é o sentido da vida? A escola epicurista responde da seguinte forma:  Para Epicúrio os deuses não condicionam e nem manipulam sua vida, (foi o primeiro a questionar os deuses) e como a alma é mortal segundo Epicúrio os deuses não podem castigar-nos, sendo assim ele nos diz que os deuses era só para fazer-nos medo. 
Epicúrio era voltado para realidade humana e imediata, então, respondendo a pergunta sobre o sentido da vida ,Epicúrio diz que o sentido da vida está no prazer, Hedoné em Grego dai vem a palavra hedonismo.
Mas, tem que se entender que a forma de Epicúrio ver o prazer é diferente da forma que pensamos hoje, para ele o prazer se consistia em viver com poucos desejos,pois, segundo ele os desejos frustram.
O prazer de Epicúrio está associada a uma vida simples, fato é que ele ensinava suas teses em um jardim, para ele você é feliz vivendo com o básico. Exemplo ao invés de você gastar mil reais em um tênis, você pode gasta 60 reais e vai ter a mesma satisfação, para ele o ser humano pode ser feliz com o necessário e sem nenhum tipo de exagero. 
Para ele felicidade e estar com quem você ama, está repleto de amigos, se alimentar bem sem empanturrar de comida, pois ele condenava  qualquer tipo de excesso. 
Um personagem que nos ajuda a refletir o pensamento desse filósofo e Mogli o menino lobo  e seu amigo urso Balu, vejamos a letra da música necessário cantada por eles:
"Eu uso o necessário
Somente o necessário

O extraordinário é demais

Eu digo o necessário

Somente o necessário

Por isso é que essa vida eu vivo em paz"


Para Epicúrio a vida é feita de necessários, e eu te faço uma pergunta: O que é necessário para sua vida ? E o que está sendo um excesso? Sabe, as vezes almejamos coisas espetaculares e esquecemos o que já conquistamos , e esquecemos que não precisamos de muito para sermos felizes, até porque viramos escravos do capitalismo, que nos prega que para sermos felizes temos que ter o celular da moda, o carro mais caro e a bolsa da melhor grife. 
Que podemos aprender com Epicúrio e tirar o que exagero de nossas vidas e sabermos viver com o necessário.  
E que possamos cantar o restante da música como lema de vida:
Assim é que eu vivo
E melhor não há
Eu só quero ter
O que a vida me dá
(...)E o necessário pra viver
Você terá


(Adriano Soares de Sousa)
                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …