FILOSOFIA DO FUNK: RECALQUE

Olá pensadores e pensadoras! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Mais uma vez nos encontramos nesse blog que o Brasil está aprendendo a amar. Hoje trago para refletirmos a letra de Valesca Popozuda para filosofarmos, e quem disse que não dá para filosofar com letra de funk.
O refrão se canta assim:

 Não sou covarde, já tô pronta pro combate
Keep Calm e deixa de recalque
O meu sensor de periguete explodiu
Pega sua Inveja e vai pra...
Beijinho no ombro pro recalque passar longe
Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão
Beijinho no ombro só quem fecha com o bonde
Beijinho no ombro só quem tem disposição

Agora prestamos atenção na letra da música Fala mal de mim da interprete Ludmila:
 Essa mina recalcada não arruma um namorado
Não mexe com o meu, não sou de mandar recado
Fala mal de mim na roda dos amigos
Que coisa garota, eu nunca fiz nada contigo.

Vendo as duas letras da-se a entender que recalque é sinônimo de inveja,  será que elas estão certas?
Chamamos então para a conversa "o autor do conceito de recalque". O psicanalista Sigmund Freud , conhecido também como o pai da psicanálise.
Segundo Freud recalque é uma instância psíquica que divide a consciência do inconsciente , logo o recalque é o mecanismo de defesa do inconsciente para não permitir que algumas ideias do consciente se transforme em atos.
Freud diz também que nós instauramos traços de memória guardados no inconsciente e eles ficam guardados como se fosse marcas da nossa vida e principalmente das nossas experiências afetivas.
Sendo assim todas essas coisas que ficam recaldadas no inconsciente não aparece todo tempo na consciência , porque existe essa instância de censura, traços de memória de sofrimento anteriores para que eles não possam fica o tempo inteiro replicando em nós .
Exemplo: Suponhamos uma jovem que acaba de entra para a academia e lá conhece um negão "bombadão" da voz grossa ,esse será seu personal trainer , ela sente-se seduzida por ele tudo natural se ela não tivesse um relacionamento de 5 anos com o gordinho. Nesse dilema ela não vai por um relacionamento de 5 anos na lata de lixo, logo ela recalca aquele desejo  que  acaba se refletindo como repulsa. 
Resumindo, recalque é a omissão (ou negação) de sentimentos , Freud ainda vai dizer que por causa do recalque adquirimos o que chamamos de doença psicossomática , quando sua psique não  está bem e se refleti na saúde do corpo. 
Descobrindo então o que é recalque, sugiro a você que pense duas vezes antes de chamar o outro de recalcado.
(Soares de Sousa, Adriano)  
      

Postagens mais visitadas