Pular para o conteúdo principal

FILOSOFIA DO FUNK: RECALQUE

Olá pensadores e pensadoras! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Mais uma vez nos encontramos nesse blog que o Brasil está aprendendo a amar. Hoje trago para refletirmos a letra de Valesca Popozuda para filosofarmos, e quem disse que não dá para filosofar com letra de funk.
O refrão se canta assim:

 Não sou covarde, já tô pronta pro combate
Keep Calm e deixa de recalque
O meu sensor de periguete explodiu
Pega sua Inveja e vai pra...
Beijinho no ombro pro recalque passar longe
Beijinho no ombro só pras invejosas de plantão
Beijinho no ombro só quem fecha com o bonde
Beijinho no ombro só quem tem disposição

Agora prestamos atenção na letra da música Fala mal de mim da interprete Ludmila:
 Essa mina recalcada não arruma um namorado
Não mexe com o meu, não sou de mandar recado
Fala mal de mim na roda dos amigos
Que coisa garota, eu nunca fiz nada contigo.

Vendo as duas letras da-se a entender que recalque é sinônimo de inveja,  será que elas estão certas?
Chamamos então para a conversa "o autor do conceito de recalque". O psicanalista Sigmund Freud , conhecido também como o pai da psicanálise.
Segundo Freud recalque é uma instância psíquica que divide a consciência do inconsciente , logo o recalque é o mecanismo de defesa do inconsciente para não permitir que algumas ideias do consciente se transforme em atos.
Freud diz também que nós instauramos traços de memória guardados no inconsciente e eles ficam guardados como se fosse marcas da nossa vida e principalmente das nossas experiências afetivas.
Sendo assim todas essas coisas que ficam recaldadas no inconsciente não aparece todo tempo na consciência , porque existe essa instância de censura, traços de memória de sofrimento anteriores para que eles não possam fica o tempo inteiro replicando em nós .
Exemplo: Suponhamos uma jovem que acaba de entra para a academia e lá conhece um negão "bombadão" da voz grossa ,esse será seu personal trainer , ela sente-se seduzida por ele tudo natural se ela não tivesse um relacionamento de 5 anos com o gordinho. Nesse dilema ela não vai por um relacionamento de 5 anos na lata de lixo, logo ela recalca aquele desejo  que  acaba se refletindo como repulsa. 
Resumindo, recalque é a omissão (ou negação) de sentimentos , Freud ainda vai dizer que por causa do recalque adquirimos o que chamamos de doença psicossomática , quando sua psique não  está bem e se refleti na saúde do corpo. 
Descobrindo então o que é recalque, sugiro a você que pense duas vezes antes de chamar o outro de recalcado.
(Soares de Sousa, Adriano)  
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…