ESCOLA ESTOICA

Olá pensadores ! Tudo bem com vocês ? Espero que sim! Mais uma vez nos encontramos, e que bom que você está ai do outro lado da tela, já está virando uma doce rotina!( pelo menos para mim) e eu estou amando e espero que vocês também.
Na semana passada vimos aqui um pouco da escola epicurista, hoje trago para vocês um pouco de uma escola que foi meio que contemporânea a escola de Epicúrio ,que é a Escola Estoica.
O estoicismo tira seu nome do Pórtico que em grego se fala stoa local aonde reunia seu adeptos .
Diferente do epicurismo o estoicismo não está ligado  a uma autoridade incontestável de um fundador, citarei ao decorrer do texto os filósofos mais importantes dessa escola.
No começo quem se destacou foi Zenão de Cítio (322 a.C- 262 a.C) .
E o que é a filosofia para os Estoicos ? Eles comparavam a filosofia como uma árvore com três partes fundamentais: A raiz, que seria a física, O tronco que se assemelha a lógica, E os frutos representam a
Ética, logo, a ética tem um valor mais acentuado,pois, o que importa mais em uma árvore são os seus frutos.
Para os Estoicos a filosofia está voltada para vida prática, para eles a boa ação é aquela conduzida pela natureza , sendo assim, para eles uma vida bem vivida é aquela que está centrada em fazer o bem seguido pela  razão, ou seja, o homem é conduzido a viver em uma espécie de natureza universal.
Para os estóicos todo o universo é governado por um logos divino aquele que concede ordem ao mundo, e você tendo consciência desse logos divino e participa desse propósito universal e que segue as leis próprias da natureza é digno de ser chamado de sábio.
Zenão diz que devemos viver com  indiferença que em grego significa apathea, segundo ele devemos aceitar o que a vida propõe a nós ou como ele mesmo define os fenômenos da existência.
A ética estoica se conceitua-se como sendo fatalista,pois ela se baseia nos cursos dos acontecimentos e aceitação daquilo que o universo preparou para nós, mas, não é uma aceitação de destino cega, vejamos o exemplo:
Uma pessoa é diagnosticada com um tumor maligno e tenta de todas as formas a sua cura, mas, caso ela não consiga a cura e venha a falecer, não devemos fica tristes, pois segundo o estoicismo a razão universal permitiu que assim o fosse, portanto não cabe o desespero, por mais que você não compreenda existe uma lógica nesse mundo.
Outra coisa que devemos saber sobre a escola estoica é o conceito de virtude para eles; segundo os estoicos a virtude é o auto-controle por ela nega-se todos os outros bens como de exemplo a riqueza ,o poder , o prazer e até mesmo a própria vida.
Os estoicos afirmavam que o auto-controle era cordial, pois, através dele renunciamos as paixões e os bens externos, fazendo com que o homem alcance a liberdade e a felicidade e sendo assim tende-se a encontrar a verdadeira paz de espírito e independência interior.
Outro filósofo da escola estoica que se destacou foi Lúcio Aneu Sêneca (0-65 d.C) , ele dizia que a filosofia é a arte do bem viver, pois, ela é libertadora, quem filosofa se liberta dos apegos, seja dos bens pessoais ou materiais, segundo Sêneca uma das coisas significativas da vida e se conhecer, quem se conhece, conhece suas próprias limitações, e qual é a maior limitação que todo ser humano possui? Se sua resposta for a finitude respondeu certo, Sêneca diz que devemos nos desapegar da vida, ou seja, reconhecer que meu único destino certo é a morte , como ele mesmo disse nascemos para morte, e sendo assim "morre bem quem sabe viver bem".
Existem outros filósofos estoicos famosos entre eles o Imperador Romano Marco Aurélio (121-180)mas, quero encerra com o pensamento de Epitecto (50-125 d.C) o filósofo analfabeto, pois era escravo  .
Ele dizia que era preciso agir segundo uma ação apropriada que em parte depende de nós supõe uma ação moral e em outra parte não depende; o que importa no agir é a intenção moral não o resultado.
Exemplo; imagina-se que você tem o objetivo de se formar em curso superior ,logo, passou no ensino fundamental, no ensino médio, passou no vestibular, fez os oito  períodos que o curso pede, fez estágio, e enfim chegou o grande dia da formatura, você pega um uber  para chegar na colação de grau ; o que dependia de você , você fez , mas, chegar  ao local para recebe o diploma são e salvo não está sobre seu domínio, logo há coisas que depende de nós e outras não, o pior é que as coisas que depende de nós estão misturadas com as coisas que não depende de nós.
Gostaram do texto? deixe aqui seu comentário e não deixa de seguir o blog, até a próxima semana!
(Adriano Soares De Sousa)            
        
     

Postagens mais visitadas