Pular para o conteúdo principal

O MEDO

   Olá pensadores, tudo bem com vocês? Espero que sim! Confesso que hoje estava um pouquinho desanimado para escrever, mas, eis-me aqui! E quero começar com a seguinte pergunta: Do que você têm medo? E não vêm com essa conversa que não tem medo de nada, pois, todo mundo têm medo de algo ou de alguma coisa, como já dizia a música da dupla Teodoro & Sampaio : "Quem tem c*@# tem medo".
  O medo faz parte da vida humana, porque nós o identificamos  no momento que sabemos que somos limitados. Há sempre uma expressão do medo onde há um limite. Nós aprendemos isso na vida prática , não só na teoria, você pode ler nos livros , nos blog's ,ver vídeo na internet, mas, vai aprender e sentir o medo na prática do dia dia,  você deve ter experimentado muitas vezes, quando você se sentiu pequeno diante da vida ( e assim que me sinto nesse momento). Diante dos acontecimentos, quando a vida parece ser grande de mais para caber no teu coração, logo, você tem medo do futuro, do dia de amanhã, você tem medo das pessoas e o pior você têm medo de você mesmo, sendo assim você tem medo de enfrentar situações, você têm medo de cruzar fronteiras, de ir para outros lugares, de recomeçar um novo tempo, você já teve medo de lidar com muitas coisas: Relacionamentos,amizades, trabalho, estudos, você tem medo de altura de insetos de outros tipos de animais, você tem medo de errar. Todos nós temos medo, é universal , e não tem problema algum em sentir medo, alguns psicólogos afirmam que o medo faz parte do nosso processo de sobrevivência,  logo, se estou vivo hoje é por que sinto medo, pois, o medo nos ajuda a ter cuidado com as coisas , mas ele pode se transformar no obstáculo para nossas realizações a partir do momento que eles são maiores que nós.  Quando ele começar a reger a nossa vida; o medo se transforma em uma reação nociva . Ele vai impedir de alcançar muitas coisas, muitos objetivos , pois tivemos medo de arriscar, pode ter sido uma troca de emprego,ou ter falado "eu te amo" no momento oportuno, tudo isso não aconteceu por medo de arriscar, de ter ido além. 
   Sabendo disso, vem a pergunta: Como lidar com o medo? Na vida é preciso ter raízes e não âncoras, e qual é a diferença? Bem, a raiz te alimenta e âncora te mobiliza. A pessoas que têm Âncoras  estão aprisionadas, estáticas no mesmo lugar, por medo de ir além, por isso o medo deve ser enfrentado,portanto, há necessidade de ter coragem , e que fique bem claro que coragem não é ausência de medo e sim coragem de enfrentar o medo. 
  Existem pessoas que dizem que não têm medo, essas não são pessoas corajosas , são pessoas inconsequentes.  E trazendo definição de medo, ele deve ser encarado como sinal de alerta, se tenho medo de barata devo ter o cuidado de dedetizar minha casa, se eu tenho medo de bater o carro irei dirigir com cautela ,se tenho medo de não ter dinheiro no futuro, começo a poupar a partir de hoje, portanto o medo não pode me paralisar , mas , fazer que eu tenha uma atitude de prevenção.  Não sejamos como água parada em um copo, além de estar estática no copo ela se conforma com formato dele e se ficar ali durante muito tempo além de feder , vai criar lodo, te convido a se transbordar, ir além da borda do formato do copo e se derramar na vida.
  Caso você tenha algum medo prático na qual chamamos de fobias entre em contato comigo , que posso indicar profissionais da área que vão lhe ajudar: Meu facebook é Adriano Soares de Sousa, meu instragam é soaresdesousaadriano e meu twitter é @AdrianoSoaresbh.   
Espero que tenha gostado do artigo e encontro vocês na próxima semana e não deixe de seguir-me no blog. Um Abraço a todos!
(Soares de Sousa, Adriano)               
                
   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…