Pular para o conteúdo principal

THOMAS HOBBES - O LEVIATÃ

  Olá pensadores, tudo bem com vocês ? Espero que sim, e no encontro de hoje vou agir por intuição , vendo os acontecimentos recentes, vejo que o pensamento desse filósofo pode cair em algum momento na prova de filosofia do ENEM , sendo assim, vamos hoje de uma forma bem condensada  ver  a tese de Thomas Hobbes.
Thomas Hobbes, nasceu na Inglaterra em 5 de Abril  de 1.588 e faleceu  em 1.679.
Foi um filósofo, matemático que se tornou um teórico político , influenciando fortemente o pensamento político de sua época até os dias de hoje.
  Suas principais obras foram : Do cidadão e a que vamos ver nesse texto O LEVIATÃ.
Para entender melhor o  pensamento de HOBBES  irei dividir em 4 partes: A natureza humana, O estado de natureza, o contrato social , o estado.

A NATUREZA HUMANA

Na visão de Thomas Hobbes , os homens possuem 3 características imutáveis, que são elas: 1) Todos os homens são maus: Os homens são movidos pelo lucro, competição e defendem a todo tempo a sua reputação. 2) Todos os homens são iguais: São iguais o bastante de forma que nenhum triunfa totalmente sobre o outro. 3) Todos os homens tem medo: Devido o fato de todos possuírem a mesma natureza, não sabem o que realmente um pretende em relação ao outro, gerando incerteza e medo.

O ESTADO DE NATUREZA

O estado de natureza é a situação da qual os homens podem todas as coisas. Uma vez que não há regras que os impeçam de se impor sobre o outro utilizando a violência . Tendo em vista a característica imutável da qual todos os homens são maus por natureza, a liberdade de uma vida sem regras e leis, os levariam em uma guerra de todos contra todos.


O CONTRATO SOCIAL

É o que da origem ao Estado ou sociedade . Os homens vivendo em um estado de natureza , possuindo as três características já citadas , como  a maldade  , igualdade e medo , consequentemente gerou neles a necessidade de um acordo que tivesse por finalidade defender o homem de si mesmo. Como Hobbes dizia :" Homus homini lupus" (O homem é lobo do homem) para entender melhor vou deixar aqui o link da música da cantora baiana Pitty chamada "O lobo" para vocês ouvirem e entender melhor https://www.youtube.com/watch?v=9GTDyhnVp54  .
No contrato social de Hobbes, os homens abrem mão da suas liberdades estabelecendo regras de convívio  social.

O ESTADO

Para Thomas , o estado é uma criação do homem para proteger de si próprio . Tem o papel de mediar conflitos e interesse comuns entre os homens , garantindo segurança e direito a propriedade.
Para que o estado faça seu papel de mediador do interesse coletivo, é importante que todos abram mão de sua liberdade natural, dando ao soberano, aquele que representa o Estado o poder de decidir e julgar, chamado por Hobbes de leviatã.
É importante citar o contexto onde Hobbes vivia ,a Inglaterra estava em uma disputa política entre a monarquia absolutista e o parlamento inglês liderado pela burguesia puritana, logo, Hobbes desenvolve sua filosofia com o pensamento para justificar o poder absolutista do rei, mas, não baseando-se na doutrina divina e sim na necessidade da ação do estado reger as ações do homem.
       

CURIOSIDADE

Leviatã, muitas vezes ligado a Behemoth, é temível monstro marinho e mítico que aparece em várias estórias da criação no Antigo testamento principalmente no livro de JÓ . O nome é usado por  Hobbes para sugerir o incrível poder do estado.
Concluindo,  verificando o pensamento de Hobbes e colocando-o a nossa realidade atual, percebemos que cada vez mais nos sentimos inseguros, que cada vez mais pessoas procuram morar em condomínios e comércios recorrem a segurança privada, e que o estado não consegue combater o tráfico de drogas a ponto de eles terem um poder paralelo no morro , pode-se dizer então que vivemos em um estado falho.
(Soares de Sousa, Adriano) 

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que d…