THOMAS HOBBES - O LEVIATÃ

  Olá pensadores, tudo bem com vocês ? Espero que sim, e no encontro de hoje vou agir por intuição , vendo os acontecimentos recentes, vejo que o pensamento desse filósofo pode cair em algum momento na prova de filosofia do ENEM , sendo assim, vamos hoje de uma forma bem condensada  ver  a tese de Thomas Hobbes.
Thomas Hobbes, nasceu na Inglaterra em 5 de Abril  de 1.588 e faleceu  em 1.679.
Foi um filósofo, matemático que se tornou um teórico político , influenciando fortemente o pensamento político de sua época até os dias de hoje.
  Suas principais obras foram : Do cidadão e a que vamos ver nesse texto O LEVIATÃ.
Para entender melhor o  pensamento de HOBBES  irei dividir em 4 partes: A natureza humana, O estado de natureza, o contrato social , o estado.

A NATUREZA HUMANA

Na visão de Thomas Hobbes , os homens possuem 3 características imutáveis, que são elas: 1) Todos os homens são maus: Os homens são movidos pelo lucro, competição e defendem a todo tempo a sua reputação. 2) Todos os homens são iguais: São iguais o bastante de forma que nenhum triunfa totalmente sobre o outro. 3) Todos os homens tem medo: Devido o fato de todos possuírem a mesma natureza, não sabem o que realmente um pretende em relação ao outro, gerando incerteza e medo.

O ESTADO DE NATUREZA

O estado de natureza é a situação da qual os homens podem todas as coisas. Uma vez que não há regras que os impeçam de se impor sobre o outro utilizando a violência . Tendo em vista a característica imutável da qual todos os homens são maus por natureza, a liberdade de uma vida sem regras e leis, os levariam em uma guerra de todos contra todos.


O CONTRATO SOCIAL

É o que da origem ao Estado ou sociedade . Os homens vivendo em um estado de natureza , possuindo as três características já citadas , como  a maldade  , igualdade e medo , consequentemente gerou neles a necessidade de um acordo que tivesse por finalidade defender o homem de si mesmo. Como Hobbes dizia :" Homus homini lupus" (O homem é lobo do homem) para entender melhor vou deixar aqui o link da música da cantora baiana Pitty chamada "O lobo" para vocês ouvirem e entender melhor https://www.youtube.com/watch?v=9GTDyhnVp54  .
No contrato social de Hobbes, os homens abrem mão da suas liberdades estabelecendo regras de convívio  social.

O ESTADO

Para Thomas , o estado é uma criação do homem para proteger de si próprio . Tem o papel de mediar conflitos e interesse comuns entre os homens , garantindo segurança e direito a propriedade.
Para que o estado faça seu papel de mediador do interesse coletivo, é importante que todos abram mão de sua liberdade natural, dando ao soberano, aquele que representa o Estado o poder de decidir e julgar, chamado por Hobbes de leviatã.
É importante citar o contexto onde Hobbes vivia ,a Inglaterra estava em uma disputa política entre a monarquia absolutista e o parlamento inglês liderado pela burguesia puritana, logo, Hobbes desenvolve sua filosofia com o pensamento para justificar o poder absolutista do rei, mas, não baseando-se na doutrina divina e sim na necessidade da ação do estado reger as ações do homem.
       

CURIOSIDADE

Leviatã, muitas vezes ligado a Behemoth, é temível monstro marinho e mítico que aparece em várias estórias da criação no Antigo testamento principalmente no livro de JÓ . O nome é usado por  Hobbes para sugerir o incrível poder do estado.
Concluindo,  verificando o pensamento de Hobbes e colocando-o a nossa realidade atual, percebemos que cada vez mais nos sentimos inseguros, que cada vez mais pessoas procuram morar em condomínios e comércios recorrem a segurança privada, e que o estado não consegue combater o tráfico de drogas a ponto de eles terem um poder paralelo no morro , pode-se dizer então que vivemos em um estado falho.
(Soares de Sousa, Adriano) 

            

Postagens mais visitadas