Pular para o conteúdo principal

O DOM DE PROFETIZAR


  Olá pensadores, tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje é motivo de muita alegria para mim, pois, hoje é octogésima  vez que  produzo um texto para o blog. No cronograma, já tinha um texto para hoje, mas, com a atualidade dos fatos , resolvi que vou publica-lo na próxima semana e hoje escrever  algo da atualidade.
 Quero colocar para vocês , especialmente se você  é cristão o dom de profetizar, e como diz a palavra é DOM, você nasce com ele, exemplo: Ninguém ensinou o Messi a ser bom de bola, isso nasceu com ele ,  ele trabalhou esse dom e se aperfeiçoa cada dia mais, a mesma coisa é o dom de profecia você nasceu com ele ,mas, tem que trabalha-lo.
Segundo o catecismo da Igreja Católica, pelo o sacramento do batismo recebemos esses três dons: Sacerdote- Que participa do sacrifício eucarístico de Jesus, que é renovado na santa missa.
Rei-  É o que se põe a serviço da igreja, e o último ao qual quero enfatizar melhor é o PROFETA.  Muitas pessoas pensam e acredito que assimilando com os profetas do antigo testamento , que anunciaram a vinda do Messias e tudo o que acontecera com Ele, da-se a ideia que profeta é um vidente, um adivinho e não é isso.
  Na verdade o profeta , tem a missão bem mais ampla , o profeta é exatamente alguém movido por Deus para falar e agir em nome d'Ele . Quando o profeta fala  é Deus falando às criaturas , no lugar real e concreto onde vivem. Isso é ser profeta!

QUEM SÃO OS PROFETAS NOS DIAS DE HOJE?

 Assim como na Bíblia , tanto no antigo como no novo testamento o profeta ele anuncia a Boa Nova e denuncia  os desmazelos do povo eleito, e também as injustiças que impendem do Reino de paz acontecer.
Foi assim com Jeremias que denunciava o descuido do povo e profetizou o exílio ,  como Isaías ( são três profetas Isaías, nesse exemplo cito o terceiro) que anunciou a volta do povo para a terra sagrada, ou até mesmo Amós que denunciou as injustiças acontecidas no Reino do Norte.  
Enfim, são muitas formas de ser profeta hoje , como os profetas de ontem. Anunciando, Denunciando e construindo o Reino. Trazendo  Deus para os homens . Levando os homens para Deus. E assim estabelecendo no mundo uma sociedade , mais fraterna e humana, e por isso divinizada.
Vou dar um exemplo de ser profeta na atualidade: Todo mundo sabe que nosso país vive momento de crise, e que nossos governantes querem usurpar os nossos direitos, estávamos a beira de uma aprovação de uma PEC  que praticamente iria tirar nosso direito de aposentadoria.
Bem, eu acredito em um Deus que é fiel a suas promessas, e lá no Evangelho de Lucas 19,,40 Ele diz que .."Eu vos digo, se eles se calarem as pedras gritarão." E mais, eu creio em um Deus que a Sua lógica  é não ter lógica, e vamos ver isso ao longo da história do povo de Deus relatado na Bíblia, assim como no antigo testamento, Ele escolhe Amós que diz que não é "profeta e nem filho de profeta" (Am7,14-15), nos dias atuais Ele usou uma escola de samba ,do povo humilde do bairro de São Cristovão no Rio de Janeiro do Morro do Tuiuti que muitas vezes são marginalizados pela sociedade  para denunciar as mazelas que acontece em nosso País. A Escola Paraíso do Tuiuti  foi perfeita e assim como o Apóstolo São João  que usou de alegorias literárias  para denunciar as perseguições aos cristãos no livro do Apocalipse,  ela também usou de alegorias em seu enredo de carnaval para falar da exploração contra o trabalhador. E da mesma forma que o Apóstolo São João usou o 666 para falar dos perseguidores dos cristãos, a escola usou o Vampirão Neo-liberal para falar daquele que quer acabar com os nossos direitos.  
Como diz o profeta Isaías : "Isto diz o Senhor:10 assim como a chuva e a neve descem do céu
e para lá não voltam mais,mas vêm irrigar e fecundar a terra,e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação,11 assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia;antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la". (Is 55,10-11) Acredito que  a profecia feita, teve seu efeito,pois, enterraram o projeto. 
Bem, penso que depois de ter dado esse exemplo , vai ter um monte de leitores que irão interpretar isso como heresia, mas, estou com a consciência limpa de que não falei nenhuma bobagem, acredito que o recado foi dado e  você depois de ter lido o texto possa ser tocado para o chamado de ser profeta e não deixe só para seu Pastor ou Padre. Profetizar no mundo atual, mais do que nunca é preciso! Tenha uma ótima semana e até Sábado que vêm.

(Soares de Sousa, Adriano)

Referência Bibliográfica: Vocação convite a servir, Pe. José Dias Goulart.
                                           Bíblia de Jerusálem
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…