Pular para o conteúdo principal

VAI MALANDRO(A)!!!

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim! Mais uma vez nos encontramos aqui, e hoje em especial é sábado de carnaval e nosso país é conhecido por ser o país da folia, das mulheres bonitas, mas, têm uma fama que incomoda , é do Brasil ser o país da malandragem, e temos isso no nosso DNA  e muita gente se orgulha disso.
Para ter uma ideia de como somos visto lá fora , é só reparar nos filmes e desenhos estrangeiros, quer um exemplo? Zé Carioca, é um personagem criado pela Walt Disney, no começo da década de 1940 de uma forma indireta, pois ,o personagem foi criado justamente para firmar apoio do Brasil aos E.U.A na segunda guerra mundial, ele é o típico malandro carioca que quer levar vantagem em tudo; com o famoso "jeitinho brasileiro". Outro exemplo, agora em filme; é  o Velozes e Furiosos 5 que foi gravado no Brasil, a imagem do Brasil nesse filme ficou bem pejorativa, mas, parece que não ligamos, pelo contrário assumimos isso como nosso perfil.
Existe uma cultura no Brasil, que quanto mais você for esperto, mais se dará bem, quanto mais você dá prejuízo ao outro, mesmo que for a troco de nada você é O BOM. Enfim,  somos conhecido como a nação das pessoas que querem levar vantagem não importa porque ou para que.
Vou dar um exemplo prático do meu cotidiano, na última empresa que trabalhei, os  colaboradores como previsto em lei recebiam o vale- transporte , ao fim do expediente quando vinha o coletivo(geralmente lotado) abria a porta dianteira para entrada de passageiros e a traseira para a saída de passageiros, quando a porta traseira abria o que tinha de colaboradores que entrava , não era brincadeira , eu ficava pensando: Para que?  A empresa já dava passagem , ninguém ia pagar do próprio  bolso , e mesmo que sobrasse passagem a empresa só faria o complemento de valor, não vale a pena . É tirar vantagem a troco de nada!
O pior de tudo isso que essa malandragem vivida no nosso dia a dia  vai tomando proporções maiores, estamos tão acostumado com isso que elegemos malandros para tomar quanto da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, e como você já leu aqui o malandro quer tirar vantagem em tudo, mesmo a troco de nada, logo ele vai tirar vantagem do direito do trabalhador, ele vai tirar vantagem do direito da aposentadoria e ele está pouco ligando se isso é bom ou é ruim o que ele quer e sair na vantagem.
Para entender a origem de nossa malandragem , temos que olhar para a nossa história. Conta-se que quem veio de Portugal para morar em nossa terras eram bandidos, prisioneiros condenados, assassinos e prostitutas , enfim gente renegada da sociedade portuguesa .
  Seria uma boa justificativa se não olharmos para o processo de colonização da Austrália e da Nova Zelândia , assim como no Brasil os primeiros colonos a chegar a terras australianas eram prisioneiros condenados muitos por prisão perpétua, mas, como as celas inglesas estavam lotadas, insolava-os no novo continente sem direito a nada, hoje a Austrália e a Nova Zelândia têm os melhores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, detalhe eles são quase 300 anos mais novos que o Brasil.
Bem , a chaga está aberta, mas o que fazer daqui adiante para melhorar essa situação? A resposta está na educação e parece utópico isso, pois a escola não se forma cidadãos e sim operários, sendo assim cabe-nos questionar nosso papel como indivíduos em uma sociedade. Temos que encontrar formas de estar sempre melhorando essa sociedade que vive o estopim da corrupção, logo devemos nos conscientizar sobre nossas atitudes, ter uma conduta ética em nosso cotidiano, e ter uma participação ativa , para que possamos construir com muita criatividade um futuro para nosso filhos e netos, um futuro mais honesto e melhor para se viver.
(Soares de Sousa, Adriano)
Referência bibliográfica: Sergio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil
                                          Lívia Barbosa, O jeitinho brasileiro: A arte de ser mais igual que os outros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…