Pular para o conteúdo principal

MUNDO BIG BROTHER

Olá pensadores ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! E hoje queria cumprimentá-los estilo Pedro Bial já que o tema faz referência ao Big Brother , mas, me falaram que  ele não é mais apresentador do programa.
Talvez você lendo o nome desse texto , veio em sua mente que eu irei fazer comentários sobre o programa, desde já, se for esse seu pensamento sinto muito , mas não é bem do programa que irei falar.
Bem , para começo de conversa queria dizer que no momento que você clicou para ler esse texto , alguém já tem essa informação, e eu já tenho esse blog a mais de 2 anos, logo se você é meu leitor fiel , o algoritmo da sua internet já deduziu que você gosta de textos filosóficos.
Posso te dar outro exemplo , hoje ao usar seu cartão de crédito sua compra foi gravada, e alguém tem acesso a isso. No mundo moderno o controle, vigilância e assim com a extrema visibilidade, talvez seja a principal característica que temos que entender. Olhando a partir disso me faz lembrar de um filósofo já citado aqui no blog: Michel Focault , muito antes das tecnologias de comunicação, Focault já trabalhava a ideia de que umas das características da sociedade contemporânea era justamente esse paradoxo entre a visibilidade e a extrema vigilância. Quando você é visto isso significa que você pode ser julgado , por isso mesmo, a humanidade durante muito tempo desenvolveu proteção  que era uma ideia de privacidade, aquilo que acontece no espaço privado estava longe do olhar, já hoje em dia estamos vendo o que parece ser uma diluição dessa barreiras do que é público e do que é privado.
Mesmo quando você está no seu espaço da sua escolha pessoal fazendo uma compra, além de você querer registrar esse momento no stories do instagram, quando você passa o seu cartão no caixa essa compra vai ser registrada, e lá a funcionária vai ter todas as suas informações privadas .
E Michel Focault já vinha nos alertando dessa vigilância  que caracteriza a sociedade contemporânea isso pode causar dos problemas mais sérios aos mais engraçados, portanto, você menina que fica mandando nudez ,seu nudez pode estar sendo visto em algum site pornográfico mundo a fora.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo: Certa vez eu trabalhando com vendas de planos para telefone móvel , a ligação caiu para um rapaz que duvidava que eu era um representante da operadora , para dar credibilidade a minha fala citei o nome completo dele, ele confirmou , citei o CPF completo dele , ele confirmou, e na empresa existe um histórico de ligações tanto daquelas que você faz quanto a que você recebe, eu citei as 3 últimas , e um desses números ele reconheceu como de um ex-namorado da sua esposa, ele fez a junção dos fatos e lembrou que sua esposa fez uso do seu telefone e viu que estava sendo traído, e ainda me agradeceu , falou que eu era o anjo que tinha aparecido pra ele.
Moral da história meu computador sabia mais da vida dele que o próprio.
Esse poder, Focault  citando um filósofo do século XIX  chamado Jeremy Bentham , ele vai chamar isso de poder panóptico  (pan=totalidade, óptico= olhar)  a ideia que o olhar está em todo lugar , pode ser, que hoje em dia os melhores exemplos do poder panóptico ,está na imensa quantidade de câmeras ,  que independente de onde estamos lá estão elas: No shopping, no banco, na rua e no condomínio, estamos sendo filmados. Será que nos sentimos  mais seguros , sendo vigiado o tempo todo? Não sei, talvez o excesso de segurança possa de alguma maneira levar nosso lado pessoal a uma certa insegurança e por que não, se sentindo invadido na nossa privacidade.
Gostou do texto? Espero que sim, e indique ao algoritmo da sua internet que você ama esse blog e acesse os outros texto , e compartilhem!
(Soares de Sousa, Adriano)                

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…