Pular para o conteúdo principal

PENSO, LOGO EXISTO!

   Olá pensadores, tudo bem com vocês ?Espero que sim, e lá vamos nós para mais um texto desse blog que o Brasil e o mundo está aprendendo a amar e respeitar.
Bem , quem nunca teve insônia ,revirou de um lado para o outro da cama pensando no sentido da vida e questionando um monte de coisa corriqueira do dia a dia? Se você se identificou com o que eu disse tenho duas notícias para lhe dar; uma ruim e uma boa. A ruim é que você assim como eu, pode está sofrendo de ansiedade e pode ter um princípio de depressão ou tem tendência de ser uma pessoa depressiva , sendo assim, você tem uma grande probabilidade de sofrer um infarto fulminante, ou um AVC ou até mesmo aneurisma. Diante dessa notícia o que seria a parte boa ? A parte boa e que você paradoxalmente está dando sentido a sua existência. E quem vai dizer isso é o filósofo René Descartes.
   René Descartes foi um importante filósofo do século XVII. também fez estudos na área de Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento moderno. Nasceu na cidade de La Haye na França em 31 de março de 1596 e faleceu na cidade de Estocolmo na Suécia em 11 de Novembro  de 1650.
 Ele desenvolveu a TEORIA DO CONHECIMENTO que interessa pela investigação da natureza , fontes e validade de conhecimento  e se baseia em responder essas 3 perguntas: O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo do contra o desafio cético ?
     Para defender sua tese, Descartes estrutura sua teoria do conhecimento em 4 regras :
1) Nunca aceitar como verdade senão aquilo que vejo claro e distintamente  como tal ; 2) Decompor cada problema em suas partes mínimas ; 3) Ir do mais compreensível ao mais complexo ; 4) Revisar completamente o processo para assegura-se de que não ocorreu nenhuma omissão .
  Descartes questiona todos os seus conhecimentos , inclusive sua própria existência , mas em toda dúvida existe algo que não podemos duvidar: A própria dúvida . A dúvida então é um pensamento e não há como pensar sem existir , desse modo , Descartes afirma: " PENSO, LOGO EXISTO!"
Descartes vai dividir os conhecimentos em três classes : 1) Ideias Inatas - ideias de verdade,de justiça , substância,  2) Ideias Adventícias - originadas pelas coisas anteriores 3) Ideias factícias - ou pode se chamar ideias feitas por mim mesmo as que são tidas como criações de nossa fantasia.
Admitida a existência do mundo corporal , Descartes introduz seu conceito de substância : Aquilo que existe te tal modo que só necessita de si para existir.
Segundo René , o homem se compõe de corpo e alma . O corpo e material e extenso, e alma, espiritual e pensante.
Para ele a alma assentada  na glândula pineal, situada no encéfalo, e dali rege o corpo, por meio de substâncias a meio caminho entre espírito e corpo ,à maneira de finíssimas partículas de sangue que transmitem para o corpo as ordens da alma, a isso damos o nome de plano cartesiano.
 Com esse pensamento Descartes deu início ao RACIONALISMO  que é baseado nos princípios da busca da certeza e da demostração, sustentado por um conhecimento a priori , ou seja, conhecimento que não vem com a experiência e são elaborados somente pela razão.
Os racionalistas afirmam que a experiência sensorial é uma fonte permanente  de erros e confusões sobre a complexa realidade do mundo, Somente a razão humana , trabalhando com os princípios lógicos , podem atingir o conhecimento verdadeiro, capaz de ser universalmente aceitos. Para o racionalismo os princípios lógicos, seriam inatos na mente do homem. Daí por que a razão deve ser considerada como a fonte básica do conhecimento.
Essa tese entra em confronto com os filósofos empiristas ,mas, isso é assunto para um próximo artigo.
Agora quando você estiver sem sono e pensando na vida , e gerando um monte de dúvida e incertezas , pode ficar feliz , pois segundo Descarte só tem sentido a vida que é pensada antes  . Encerro aqui com o desejo que você a partir de agora possa duvidar de tudo que está em sua volta , pois questionando as nossas "verdades" conseguimos encontrar um sentido novo para elas , e mesmo que você atinja a mesma resposta que você possa vivê-la  de um jeito diferente.     
 (Soares de Sousa, Adriano)

Referência bibliográfica: 50 ideias de filosofia ; Ben Dupré 
                                        Discurso do método, René Descarte         

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…