Pular para o conteúdo principal

SER OU NÃO SER: EIS A QUESTÃO!

 Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Espero que sim, e não é que nos encontramos aqui mais uma vez! Isso para mim é motivo de muita alegria e dá sentido ao meu ser.
Ser! Eis a questão que causa crise existencial de qualquer pessoa ,questão se prolonga desde a época de Parmênides e Heráclito e vai até os dias de hoje , afinal : "Ser ou não ser: Eis a questão!"
Essa frase de Hamlet até hoje aparece em nossas vidas, pois somos construtores da nossa própria história , mas para a concretização de cada passo desta história temos que tomar muitas decisões durante a caminhada, e é nessa hora que o "bicho pega"! Qual direção seguir? Que rumo tomar? E se eu escolher o caminho errado? Quem vai me ajudar? Essas e outras interrogações vão tomando conta de nossa mente e como respondê-las?
 Não tenho a pretensão de dar uma receita que resolva as questões apresentadas acima, até porque se eu tivesse, minha vida seria menos melancólica, na verdade , quero contribuir com algumas reflexões que possam ajudar a tomar decisões com mais segurança. Vivemos na pós-modernidade e os avanços tecnológicos cada vez maiores e mais rápidos não permitem que esperemos o amanhã ; tem que ser agora, não há tempo a perder. O resultado imediato, sem muitos processos que tomem muito tempo. Esse modelo de vida traz novos valores as pessoas: O culto ao ter, o consumo exagerado e apego a individualidade.
  Influenciado por essa sociedade, acreditei que o importante era listar metas a serem atingidas durante um período por mim estipulado; então, dividia alguns campos da minha vida para família, o trabalho, lazer etc; para cada um deles traçava metas a serem alcançadas , me sentia realizado e com sensação de missão comprida, mas quando não atingia a meta no prazo estabelecido meu sentimento era de frustração. Notei que algo estava errado, faltava algo na minha lista de metas.... O que chamo de lista de metas era minha tentativa de escrever um PROJETO DE VIDA , então comecei a conhecer melhor como acontece a elaboração do projeto e me dei conta de que minha vaga lista de metas realmente não era a maneira mais adequada para vivência de um comprometimento maior com a vida.
 Projetar a vida é sinal de esperança e de que é possível sonhar, mas sonhar com os pés na realidade , conhecendo muito bem o chão que se pisa e , aos poucos  você se dá conta de que planejar a vida é um processo contínuo de aprendizado individual e grupal. Não é possível fazer história sozinho; à medida que vamos nos conhecendo profundamente nos abrimos com transparência para nos relacionar com os outros.
   Para  construção do projeto de vida, precisamos conhecer mais profundamente nossos desejos, medos e inquietações , definir o eixo central desse projeto, qual é a base, o que fundamenta e dá sentido a minha vida e a partilha com o meu próximo, com grupos de convívio com certeza vão me ajudar a caminhar. Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, compreendemos a grandeza do projeto d'Ele e seu grande amor.

E agora, ser ou não ser?

O projeto de vida e um processo contínuo de crescimento, de conhecimento das próprias potencialidades. O que permite ter clareza de quem eu sou? O que dá sentido a minha vida? Como me relaciono com o outro ? Qual é o meu papel na sociedade? Deus convida a cada um de nós a viver de acordo com o seu projeto de vida e também da total liberdade para fazermos nossas escolhas, as nossas vidas estão primeiramente em nossas mãos e somente cada um de nós cabe colocá-las nas mãos de Deus e deixá-lo fazer parte de todos os momentos de nossas vidas.
(Soares de Sousa, Adriano)
        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…