ATO ,POTÊNCIA E ACIDENTE

Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e mais uma vez nos encontramos aqui nesse humilde blog, rumo ao texto de número cem .
Hoje quero voltar a série clássicos da filosofia  e falar desse filósofo que viveu antes de Cristo, mas seus ensinamentos ajudaram muito na forma de pensar da igreja cristã, iremos falar de Aristóteles.
O que muitos não sabem é que Aristóteles foi discípulo de Platão e como discípulo ele não seguiu nada de seu mestre, pelo contrário ele trouxe o pensamento de seu mestre Platão de volta para terra.
Aristóteles diferente de seu mestre, defende que o Ser ,ou seja, tudo que existe, melhor dizendo a existência em si, possui um atributo que o define , enquanto Platão afirmava que esse atributo era originário(vinha do hiperurânio), pois bem, Aristóteles faz essa mudança afirmando que o Ser possui um atributo definidor que se encontra no próprio ser, ele chama esse atributo de substância e o que é a substância para Aristóteles? A substância é aquilo que define o Ser, logo, todo ser possui uma substância algo que o define e seu retirar dele, ele deixa de ser o que é, essa é a substância. Para ficar claro irei citar um exemplo:
O homem , o que define que ele é um ser humano? Seria a razão, o ser humano é o único ser que têm a razão, pois, se você tirar a razão do ser humano ele perde sua substância, logo, ele deixa de ser humano.  Além desse atributo, o ser ,segundo Aristóteles possui atributos que não o define, esse atributos são aqueles que não irão fazer a diferença que o ser no caso o ser humano não vai deixar de ser o que ele é, para simplificar o que eu estou dizendo vou usar de exemplo: O que não define ele que pode mudar a todo momento independente disso ele não vai deixar de ser homem enquanto essência e enquanto substância ? A aparência o homem pode ser magro, gordo, cabeludo, careca, se vestir e comportar como mulher,ou até toma hormônio feminino para jogar em um time de vôlei, isso não vai mudar sua substância ele sempre vai ser homem e vice-versa com o sexo feminino viu Tammy Miranda!
Sabendo disso entramos a fundo no que é ato e potência. Bem, o que vemos , pegamos, ouvimos e sentimos é aceito como elemento da realidade sensível , que pode se distinguir em ATO:  O agora , o ser atual e a POTÊNCIA: Que em uma linguagem simples seria o futuro o que poderá ser e ainda não é.  A mudança é a passagem da potência para o ato, exemplo: Um pé de jabuticaba está sem fruto (isso seria o ato)  pode ser tornar uma árvore com vários frutos( isso é potência). Suponhamos que por causa do clima , teve pouca chuva, por consequência a árvore não deu frutos, isso Aristóteles define como ACIDENTE, mas a jabuticabeira não perdeu seu potencial de dar jabuticabas.
Aplicando isso no dia dia, quantas e quantas das vezes ficamos parados nos "acidentes" em nossa vida é só ficamos no ato e nunca viramos potência.
Quantas mulheres gravidas que tinham o potencial de ser mãe por causa do acidente desse filho não nascer, ou morrer prematuro ou precocemente pararam nesse acidente, e não deram sequência a vida.
Quantas pessoas que tinham um bom relacionamento e são bons maridos em potencial ou boas esposas, pararam no acidente do termino do namoro.
Lendo isso espero que você se sinta motivado a aflorar seu potencial, e que não perca o seu foco e se concentre na sua essência maior que é ser filho amado de Deus independente do credo que você segue. E siga como diz Aristóteles a sua primeira vocação: A de ser feliz!!!! até semana que vêm.
  (SOARES DE SOUSA, ADRIANO)     
    

Postagens mais visitadas