FILOSOFANDO SOBRE A COPA : PARTE 2


Olá pensadores! Tudo bem com vocês ? Espero que sim, e como foi a primeira semana de copa? Para quem acompanha e gosta de futebol está ótima, grandes jogos e algumas surpresas comum em copas do mundo, mas se você só acompanha a seleção brasileira não foi tão boa assim.
É sobre isso que iremos falar nessa segunda parte do texto, sobre a seleção do nosso país. O Brasil foi em todas as copas, mas acredito que essa tradição de acompanhar a seleção em todos os jogos da copa começou a partir de 1950 quando sediamos pela primeira vez o mundial de futebol, e perdemos de virada por 2 a 1  da seleção uruguaia na final. Acredito que o gostinho de quase ficou na boca dos brasileiros e de lá pra cá  o brasileiro se identificou com a seleção brasileira até porque oito anos depois inicia-se a história vencedora do país, graças a era Pelé que mudou o jeito de jogar futebol , sendo assim , a seleção brasileira ganhou duas vezes seguidas tornando-se assim o "país do futebol" a "pátria de chuteiras" .
Sabendo disso dá para entender porque o Brasil para na época de copa do mundo, o povo brasileiro sente-se orgulhoso de ser o melhor no esporte mais praticado do mundo, eu vivi isso na pele quando fui a Europa fui cortejado só porque nasci no país do Neymar.
Como já disse é legal nascer no país do futebol, mas se nos verificarmos o retrospecto, o futebol é usado como manobra de massas tanto na área política como na parte midiática causando assim uma inversão de valores.

Se você estudar história vai perceber que a política brasileira sempre usou o futebol como cortina de fumaça. Vou dar exemplo das últimas três conquistas: Em 1970 o governo além de demitir o técnico porque ele era filiado ao partido comunista escalou Dadá Maravilha, simplesmente porque ele era o queridinho do presidente, e o governo usou a seleção como propaganda do governo e escondendo as atrocidades que acontecia com quem se opunha contra o regime ditador. Em 1994 o Brasil vivia o auge da inflação e a troca constante de moedas ( até que a gestão de Itamar Franco não era ruim não) e o Brasil ganhou o tão sonhado tetra, em seguida o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso lançou o plano real e estabilizou a  economia brasileira. Em 2002 quando o Brasil ganhou o mundial pela quinta vez o  país vivia o caos do desemprego e a inflação estava difícil de ser controlada, lembro-me como se fosse ontem, o Brasil foi penta no domingo pela manhã ; na segunda- feira o governo deu o maior aumento da época no combustível.
Vendo esses exemplos é fácil ver que o futebol e objeto de manobra assim como é as novelas, e aquilo que era para dar diversão acaba alienando e causando uma inversão de valores.
Quando digo que criamos uma inversão de valores, digo no sentido que damos importância a algo que é passageiro e deixamos de lutar por algo que é necessário. Exemplo. A reforma trabalhista que só prejudica o trabalhador brasileiro, e beneficia o empresário, não vi o Brasil parar para reivindicar. Outro exemplo, os caminhoneiros param durante uma semana para reivindicar um preço de combustível mais justo e não vi ninguém parar para dar apoio, mas o Brasil vai parar quando a seleção jogar em plena uma Sexta-feira as nove horas da manhã, tem alguma coisa de errado!
Como nós somos a "pátria de chuteiras" nossos atletas são reconhecidos como heróis nacionais, mas afinal, será realmente que eles fazem jus de tal adjetivo?
Herói da nação para mim é meu pai que assim como outros levantava as quatro da manhã , pegava três conduções para chegar as sete na obra e ficar encima de um andaime debaixo de sol e de chuva, batia enxada e virava concreto o dia inteiro e no final do mês ganhava um salário para sustentar os três filhos.
Herói da nação para mim são os professores que mesmo sem recurso tentam promover a educação nesse país, e em alguns estados da federação o pagamento está chegando atrasado e outros não estão recebendo ( que é o caso do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais).
Aliás, em falar em ensino público você sabe quanto ganha um professor na Suiça ?  O equivalente a R$ 75 mil Reais (#partiusuiça) e na prefeitura de Belo Horizonte professor  está apanhando de polícia para reivindicar aumento, todo dia um 7x1 diferente.
A seleção suiça foi a nossa primeira adversária na copa e tem um dos melhores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano)do mundo e ela não irá muito longe na copa, mas eu trocaria os cinco mundiais que nós temos pelo IDH  deles.
Não estou falando aqui que é errado torcer para seleção, mas estou falando que ser patriota só um mês de quatro em quatro anos não vai levar esse país para frente .
Seguimos o exemplo dos nossos vizinhos , os argentinos são loucos por futebol tanto quanto nós, mas eles têm consciência que não é só de futebol que se vive uma nação, se o governo faz alguma coisa que não condiz com a realidade do povo , eles se mobilizam se enrolam na bandeira e vão as ruas, isso é independente se o governo é de esquerda ou de direita , eles se unem para uma Argentina melhor. 
Para encerrar além desses motivos que citem acima que me faz ser indiferente com a seleção, vou citar o último e talvez seja o menos importante: A tão falada meritocracia, na seleção brasileira não existe.
Antigamente para ser convocado para seleção, bastava o atleta destacar-se em seu clube, mas ultimamente não é mais assim, vou pegar um exemplo recente: Na copa de 2014 o goleiro do Cruzeiro Fábio merecia ser convocado, pois vinha de um título brasileiro e era líder do campeonato na época, mas ele não foi convocado, mesmo assim o goleiro Vitor do Atlético  juntamente com Ronaldinho gaúcho deu uma libertadores para o Galo, ele foi até convocado,mas ficou como terceiro goleiro, o titular foi o goleiro Júlio Cesar que estava sem clube,  e já havia falhado na copa de 2010 o resultado disso você já sabe né !
Esse ano temos vários atletas que atuam bem no meio- campo mas o "Seu Adenor" (Tite)  levou na última o hora o Fred que se foi convocado duas vezes foi muito, e para ser reservar do Neymar na copa convocaram o Taison, atacante que fez  quatro gols em trinta na última temporada, engraçado que o primeiro atleta citado acabou de assinar um contrato com o clube Inglês Manchester United , e o nosso baixinho Romário  já fez uma denúncia que há na seleção um esquema para convocar jogadores para serem negociados.
Depois que tudo isso que falei espero que você torça para nossa seleção com outros olhos. Torça para sermos campeões no futebol, mas torça também para sermos campeões em educação, saúde, segurança, distribuição de renda etc.
  
 ( SOARES DE SOUSA, ADRIANO)    
     
  

Postagens mais visitadas