Pular para o conteúdo principal

O QUE A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO TÊM HAVER COM SÓCRATES?

Olá pensadores e pensadoras tudo bem com vocês ? Comigo está tudo bem graças a Deus ! Hoje falaremos de dois personagens que mudaram a história da humanidade e o que eles tem em comum. Estou falando de Sócrates ( não é o jogador do Corinthians) e Jesus Cristo ( momento de curiosidade para quem não sabe Cristo não é o sobrenome de Jesus, Cristo significa messias em grego ) .
Muito do que Jesus falou , foi dito muito antes por Sócrates, e minha intenção aqui não é diminuir um e exalta o outro e nem tirar de Jesus o seu senhorio, mas sim edificar a ambos e mostra o que eles disseram estão interligados.
A semelhança entre os dois são grandes os dois falavam nas praças, os dois arrastavam multidões, os dois tiveram discípulos  os dois não escreveram nada  e muito dos seus ensinamentos foram passados por seus discípulos, Sócrates foi pelo seu discípulo Platão através do livro "O Banquete" e Jesus tiveram os Evangelistas que registraram todas as suas passagens e para encerrar os dois questionaram a religião tanto que os dois foram condenados a morte injustamente , mais aceitaram a sentença sem reclamar. A diferença que Sócrates aceitou sua punição em favor da Pólis e pelo que ele acreditava e Jesus aceitou pela redenção de nossos pecados.
Os dois falaram muita coisa em comum e será isso que vamos comprovar agora  pegamos então o texto bíblico que está em Mateus 13, 24-30  a passagem e mais conhecida com a Parábola do Joio e do trigo que é mais ou menos assim:
" Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;  mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.  E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.  E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?  Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro".     
 Você deve está pensando : Adriano mas essa parábola não é para falar da justiça e da paciência no reino de Deus que no fim dos tempos ira separar os bons dos maus ? Eu te respondo: Sim , mas quero ir além se percebemos o inicio do texto fala que o homem semeia a semente boa , mas quando esse homem dormia veio o inimigo e semeou a semente má , ao final do texto o dono da colheita diz que ira separar os dois somente no final irar separar os dois.
E eu te faço a pergunta em seu coração o que está crescendo mais? O joio ou o trigo? Sim! Eu sei que é uma visão intimista da parábola,  mas é para você refletir as vezes vivemos adormecidos e não percebemos que a semente do joio foi jogada em nosso solo sagrado e o cultivamos junto com o trigo. E no fim da nossa vida quem vai sobressair ? O trigo ou Joio?
Sócrates irá chamar isso de daimôn que seria a grosso modo nossa voz da consciência o que você faz de certo ou de errado,   e como se dentro de você existisse dois cães um bravo, e outro manso, o que vai latir mais alto é aquele que eu alimentar mais.
Sabendo disso espero que você deixe o trigo da parábola de Jesus sobressair mais do que o joio e que você alimente mais o cão manso e virtuoso de Sócrates . Até breve!
(Soares de Sousa, Adriano)     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …