Pular para o conteúdo principal

FILOSOFANDO SOBRE O VOTO NULO


Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem graças a Deus. Dando continuidade sobre o assunto do texto anterior, vamos voltar a falar de eleições e acredito que mais do que nunca esse país está tão envolvido, as vezes de forma equivocada, mas já é um passo.
Escutando e participando de conversas sobre o assunto, o questionamento é o mesmo: a falta de opção , tanto para eleger  no legislativo, como eleger no executivo, pois são sempre os mesmos que candidatam , só nessa eleição para o cargo de deputado federal 80 % das candidaturas são de reeleição e a pergunta que fica é: como renovar sendo que são sempre os mesmos que candidatam? Isso me faz lembrar a frase de Rui Barbosa que dizia: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem tem vergonha de ser honesto".
E pensando nisso que muitas das pessoas com quem converso cogitam a votar nulo. Mas lembro, para quem não sabe , que o voto nulo não conta. Já ouvi e já li na internet o rumor de que, se houver a maioria dos votos nulos, a eleição fica anulada. Será convocada nova eleição, mas um recado terá sido enviado para os políticos. Só que não é verdade. Os votos nulos e brancos simplesmente não entram na decisão das eleições. Mas vamos a uma discussão ética do voto nulo.

O Brasil teve, no passado, o voto nulo e o voto anulado. A contagem não os distinguia, mas eram diferentes. Havia sobre tudo sob a ditadura quem vota "nulo", isto é repudia o sistema sem liberdades em que vivíamos. Mas também havia pessoas que erravam o voto, o qual, por isso era anulado. Por exemplo, em vez de fazer cruzinhas só em um candidato a prefeito, fazia dois. O voto nulo era consciente, o anulado era possivelmente fruto de ignorância. Mas desapareceu o voto anulado. Não é possível errar assim nas urnas eletrônicas. Por sinal, elas têm a opção do voto nulo. De modo que se aceita,hoje, a opção de votar contra o sistema.
Mas o que significa o voto nulo? Ele é uma recusa não só dos nomes que se candidatam, mas do sistema do qual concorrem. É uma opção mais radical. A questão é saber se é legitima. Estão as pessoas consciente de que, ao anular o voto, repudiam o sistema eleitoral? Porque, se nenhum dos candidatos suscita minha simpatia, a opção adequada é o voto em branco. Ele é o voto da não preferência, da indiferença em face dos candidatos , enquanto o voto nulo é negação do sistema como o todo.
Acredito que quem votar nulo hoje pretende manifestar seu repúdio aos políticos, no entanto, tem o grave problema de manter o votante na passividade. É como se quem anula o voto dissesse : De todos os produtos do mercado, não quero nenhum; vou esperar que lancem algum que eu possa e queira comprar . Mas política democrática não é assim. Não é a espera passiva de um produto melhor. É o empenho em construir alternativas. Então, quem não gosta do que vê, que ajude forma coisa melhor, mas não fique parado, esperando. O voto nulo, antigamente, eram um dos poucos instrumentos de oposição à ditadura . Na democracia, ele acaba sendo uma saída pela passividade. Não é a mesma coisa.
(Sousa, Adriano Soares de)                 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…