Pular para o conteúdo principal

SEU MADRUGA !O MEXICANO MAIS BRASILEIRO QUE CONHEÇO

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem graças ao Bom Deus! Hoje(27/04)  estamos a exatos três dias para comemoramos o dia do trabalhador, e  si tratando de Brasil trago aqui uma reflexão de um Personagem que é a cara do nosso país: Dom Ramón que no Brasil é mais conhecido como Seu Madruga. O personagem é interpretado pelo falecido ator Ramón Valdés que na trama  do seriado Chaves, tem fama de vagabundo,pois vive devendo o aluguel ao dono da vila o Senhor Barriga. Você deve está se perguntando ao ler essas linhas: Adriano você quer fazer uma homenagem para o dia do trabalhador e escolhe um personagem que tem fama de vagabundo? O que tem haver uma coisa com a outra?
Explico: Atualmente o Brasil está com uma taxa de desemprego alta, para se ter uma ideia o número de desempregados chega a 13 milhões que em porcentagem chega a 12,4% segundo o jornal El País, e 46% são de pessoas que estão acima dos 40 anos, idade aproximada do nosso personagem. Mas, acredito que o Seu Madruga não se encaixa nesse número, porque é considerado desempregado aquela pessoa que está procurando emprego, se passarmos a olhar os desalentados que são pessoas que desistiram de procurar emprego  o número passa de 27 milhões.
Seu Madruga se encaixa nesse segundo grupo citado, não procura emprego, mas ele tem sua filha Chiquinha para cuidar e alimentar,portanto, como se diz nas gírias do dia a dia ele tem que fazer alguns "corre" para salvar o dia. 
Seu Madruga é o tipico brasileiro, um cara guerreiro e trabalhador que mesmo sem dinheiro , luta para manter o bom humor, podemos ver pelos quebra-gaios que ele fazia: Já foi pintor, engraxate, cabeleireiro, marceneiro até substituiu o mestre Girafales como professor , já foi eletricista e por último vendedor de Churros e mesmo tendo todas essas profissões e sendo "pau para toda obra" era chamado de vagabundo e de gentalha. 
Outra característica que se assemelha muito ao povo brasileiro é pelo fato de ser caridoso, quem não lembra do episódio no qual Seu Madruga divide o pouco que tem para dar de comer para o Chaves, ou quanto tenta salvar o Kiko da violência do Chaves e como retribuição é acusado injustamente sem poder se defender.
Outra coisa que o Seu Madruga se assemelha a nós brasileiros é que mesmo devendo sempre arruma um tempinho para o seu entretenimento e levar a Chiquinha ou o Chaves para ir ao cinema, ou até mesmo viajar para Acapulco para passar as férias, quem nunca abriu mão de R$ 450,00 parcelado duas vezes no cartão e atrasou uma conta para viajar para praia?
E por falar em dever, volta e meia o dono da vila ia bater na porta de nosso personagem para cobrar os 14 meses de aluguel atrasado, e nunca saía de lá com o dinheiro, é só analisarmos a situação do nosso país, só no Brasil o número de inadimplentes é de 63 milhões de pessoas, entre pagar aluguel e compra comida e obvio que escolheremos comprar comida, com Seu Madruga não era diferente e pense comigo provavelmente ele veio de outra vila supostamente despejado por falta de pagamento, no Brasil quantas e quantas pessoas perderam suas casas ou seu apartamento porque não deram conta de pagar.
Enfim, penso que amamos o Seu Madruga, por conta de se assemelhar a espera da sorte que nunca chega, mas isso não é motivo para ele ser de mal com a vida e sair descontado em todo mundo, afinal, como o mesmo dizia: "A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena!"
Gostou do texto? Espero que sim! Não se esqueça de compartilhar, e até semana que vem!
(Sousa,Adriano Soares de)
                   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…