Pular para o conteúdo principal

FILOSOFANDO AS FASES DO LUTO PÓS TÉRMINO DE RELACIONAMENTO

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem graças ao Bom Deus!
Nessa semana iremos comemorar mais um dia dos namorados, e como já é tradição aqui no blog , eu trago aqui o pensamento de algum filósofo sobre o tema amor, porém esse ano irei fazer diferente, falarei o que acontece , quando um relacionamento termina.
Relatarei aqui  minha experiência pessoal que aconteceu alguns anos atrás, porque acredito que o melhor exemplo a ser citado deve ser o nosso, e , se por acaso você está passando por isso , que você possa procurar a ajuda necessária.
As fases do luto são períodos que passamos durante uma perda, não só o luto de morte , mas também outros tipos de perda, por exemplo de emprego de amigos e o que será tratado nesse texto um fim de relacionamento, aliás o luto pelo fim de um relacionamento ele pode ser mais difícil de suportar do que o luto de morte,pois quando a pessoa querida passa dessa para melhor , você acaba se conformando que a pessoa teve um descanso eterno, já no luto amoroso , você pode correr o risco de ver a pessoa todos os dias e, essa dor se renovar todos os dias.
Deixando a conversa de lado , vamos falar dessas 5 fases lembrando que, ela não segue exatamente uma sequência, e não tem prazo de validade, tudo depende de quem está passando por isso, pode durar 6 meses, ou até o resto da vida, como já disse varia de pessoa para pessoa.

1) NEGAÇÃO

Esse é aquele momento que você não assume o fim do relacionamento, por mais que o relacionamento da indícios que está caminhando para um fim, você quer mantê-lo respirando por aparelhos, a outra pessoa mostra total desinteresse por você, mais mesmo assim você insisti em persistir nesse erro. No meu caso foi bem traumático, porque a menina quis terminar comigo as vésperas do meu aniversário, e em sequência dia dos namorados(faço aniversário dia 10/06 e 12/06 é dia dos namorados) e eu fiquei meio sem chão pois, já tinha comprado o presente para ela, já tinha combinado o dia 12, e no dia 8 (era uma sexta-feira) ela quis acabar por mensagens de SMS, e eu fiquei me perguntando como assim terminar? Foi o pior aniversário da minha vida.

2) RAIVA

O que acontece é algo muito louco, porque aquele mesmo sentimento de carinho que você tinha se transformar em ódio, e passa na sua cabeça todos os momentos, vividos juntos, e as declarações e gestos de carinho e tudo foi água abaixo,e dá um sentimento que você foi enganado e que você perdeu seu tempo, com a tal pessoa. E você começa a ter raiva de todo mundo, até de quem não tem nada haver com a história, e por fim você fica com raiva de você mesmo por ter caído na lábia da pessoa.

3)BARGANHA(NEGOCIAÇÃO) 

Nessa fase, você começa a pondera algumas coisas, para ver se o relacionamento volta a ser como antes. Faz umas promessas que é difícil de cumprir para Santo Antônio, ou vai orar no monte fazendo vigília ou por último vai nos charlatões que prometem trazer a pessoa amada em 1 semana, e aquele fio de esperança de você irá voltar continua.

4) DEPRESSÃO

Acredito que essa é a  pior de todas as fases, pois, você fica sem chão, e aquela pessoa a qual você tem admiração te trata como estranho, ou hoje te vê como inimigo , e some sem mais, sem menos da sua vida, e no caso de você ter feito planos, você fica sem rumo, e acho que ai que está o erro: Pensar no nós, sendo que só existe o eu. Talvez seus planos são só seu, e o outro as vezes se sentido sufocado, deixa as coisas acontecerem, por isso, a transparência é algo fundamental em um relacionamento, e você faz planos e para outra pessoa te responder "tanto faz" ou você é "quem sabe" fique com o pé atrás, essa pessoa ainda não planejou o futuro contigo. Desconfie! Essa foto a seguir tirei com minha irmã, estava magro e no auge da depressão.

5) ACEITAÇÃO

É quando você entende a situação e vê que a melhor coisa a fazer é deixa para lá, que durante muito tempo você deu soco em ponta de faca, é o único que estava se machucando é você, e que a vida segue, e as coisas tem que acontecer , e que muito do relacionamento não deu certo por sua culpa também, e que a vida vai te proporcionar coisas melhores.
Não quero dizer, que o que aconteceu no passado vai ser deletado da memória, mas que você vai ver as coisas de outro modo. O meu processo de passar por essas fases demorou muito tempo, foi uns 6 anos, hoje vejo como uma grande experiência .

DICAS PARA PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO

A primeira dica é não se culpar, lembro-me e que me culpava muito por não ter dado certo, que poderia ter sido uma pessoa melhor para ela, hoje penso diferente dei o meu melhor, e sempre darei, se o outro não soube receber ou não se viu disponível naquele momento, isso já não é problema meu.
A segunda dica é mudar sua rotina, lembro-me que para melhorar voltei a ter compromissos na igreja, arrumei um emprego a mais, e me interagir com pessoas novas no meu convívio.
A última dica é procure ajuda clinica, é sempre bom ter acompanhamento psicológico, pois, a profissional da área vai lhe ajudar a te encontrar consigo mesmo, e vai te diagnosticar os pontos a serem melhorados.
(Sousa,Adriano Soares de)
Imagens: Arquivo pessoal         
             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A DEPRESSÃO E SUA BANALIZAÇÃO NO MUNDO ATUAL

A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. O conceito patológico , entre os sintomas, ha presença de tristeza, pessimismo, baixa autoestima que aparecem  muitas das vezes compiladas.
Ao contrário do que normalmente se pensa os fatores psicológicos e sociais, são consequência e não a causa da depressão.
Mas o quero ressaltar aqui e a banalização dessa doença que é tão seria e que se não for tratada pode levar a morte, sim! morte!!! De acordo com a OMS(Organização Mundial de Saúde) a depressão atinge hoje quase 7% da população mundial cerca de 400 milhões de pessoas.
Vendo que o assunto é sério atualmente a depressão e colocada como algo  banal e muitas das vezes a pessoa que apresenta essa patologia e encarada como fazedora de manha,que está com frescura e o pior é aquele que fala: "nossa, isso é falta de Deus" se fosse assim padre e pastores não entrariam nunca em depressão. Muitas das vezes nas redes sociais esse termo é banali…