Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem graças ao Bom Deus!
Nessa semana iremos comemorar mais um dia dos namorados, e como já é tradição aqui no blog , eu trago aqui o pensamento de algum filósofo sobre o tema amor, porém esse ano irei fazer diferente, falarei o que acontece , quando um relacionamento termina.
Relatarei aqui minha experiência pessoal que aconteceu alguns anos atrás, porque acredito que o melhor exemplo a ser citado deve ser o nosso, e , se por acaso você está passando por isso , que você possa procurar a ajuda necessária.
As fases do luto são períodos que passamos durante uma perda, não só o luto de morte , mas também outros tipos de perda, por exemplo de emprego, de amigos e o que será tratado nesse texto, um fim de relacionamento, aliás o luto pelo fim de um relacionamento ele pode ser mais difícil de suportar do que o luto de morte,pois quando a pessoa querida passa dessa para melhor , você acaba se conformando que a pessoa teve um descanso eterno, já no luto amoroso , você pode correr o risco de ver a pessoa todos os dias e, essa dor se renovar todos os dias.
Deixando a conversa de lado , vamos falar dessas 5 fases lembrando que, ela não segue exatamente uma sequência, e não tem prazo de validade, tudo depende de quem está passando por isso, pode durar 6 meses, ou até o resto da vida, como já disse varia de pessoa para pessoa.
1) NEGAÇÃO
Esse é aquele momento que você não assume o fim do relacionamento, por mais que o relacionamento da indícios que está caminhando para um fim, você quer mantê-lo respirando por aparelhos, a outra pessoa mostra total desinteresse por você, mais mesmo assim você insisti em persistir nesse erro. No meu caso foi bem traumático, porque a menina quis terminar comigo as vésperas do meu aniversário, e em sequência dia dos namorados(faço aniversário dia 10/06 e 12/06 é dia dos namorados) e eu fiquei meio sem chão pois, já tinha comprado o presente para ela, já tinha combinado o dia 12, e no dia 8 (era uma sexta-feira) ela quis acabar por mensagens de SMS, e eu fiquei me perguntando como assim terminar? Foi o pior aniversário da minha vida.
2) RAIVA
O que acontece é algo muito louco, porque aquele mesmo sentimento de carinho que você tinha se transformar em ódio, e passa na sua cabeça todos os momentos, vividos juntos, e as declarações e gestos de carinho e tudo foi água abaixo,e dá um sentimento que você foi enganado e que você perdeu seu tempo, com a tal pessoa. E você começa a ter raiva de todo mundo, até de quem não tem nada haver com a história, e por fim você fica com raiva de você mesmo por ter caído na lábia da pessoa.
3)BARGANHA(NEGOCIAÇÃO)
Nessa fase, você começa a pondera algumas coisas, para ver se o relacionamento volta a ser como antes. Faz umas promessas que é difícil de cumprir para Santo Antônio, ou vai orar no monte fazendo vigília ou por último vai nos charlatões que prometem trazer a pessoa amada em 1 semana, e aquele fio de esperança que você carrega de voltar e continua com o namoro.
4) DEPRESSÃO
Acredito que essa é a pior de todas as fases, pois, você fica sem chão, e aquela pessoa a qual você tem admiração te trata como estranho, ou hoje te vê como inimigo , e some sem mais, sem menos da sua vida, e no caso de você ter feito planos, você fica sem rumo, e acho que ai que está o erro: Pensar no nós, sendo que só existe o eu. Talvez seus planos são só seu, e o outro as vezes se sentido sufocado, deixa as coisas acontecerem, por isso, a transparência é algo fundamental em um relacionamento, e você faz planos e para outra pessoa te responder "tanto faz" ou você é "quem sabe" fique com o pé atrás, essa pessoa ainda não planejou o futuro contigo. Desconfie! Essa foto a seguir tirei com minha irmã, estava magro e no auge da depressão.
5) ACEITAÇÃO
É quando você entende a situação e vê que a melhor coisa a fazer é deixa para lá, que durante muito tempo você deu soco em ponta de faca, é o único que estava se machucando é você, e que a vida segue, e as coisas tem que acontecer , e que muito do relacionamento não deu certo por sua culpa também, e que a vida vai te proporcionar coisas melhores.
Não quero dizer, que o que aconteceu no passado vai ser deletado da memória, mas que você vai ver as coisas de outro modo. O meu processo de passar por essas fases demorou muito tempo, foi uns 6 anos, hoje vejo como uma grande experiência .
DICAS PARA PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO
A primeira dica é não se culpar, lembro-me e que me culpava muito por não ter dado certo, que poderia ter sido uma pessoa melhor para ela, hoje penso diferente dei o meu melhor, e sempre darei, se o outro não soube receber ou não se viu disponível naquele momento, isso já não é problema meu.
A segunda dica é mudar sua rotina, lembro-me que para melhorar voltei a ter compromissos na igreja, arrumei um emprego a mais, e me interagir com pessoas novas no meu convívio.
A última dica é procure ajuda clinica, é sempre bom ter acompanhamento psicológico, pois, a profissional da área vai lhe ajudar a te encontrar consigo mesmo, e vai te diagnosticar os pontos a serem melhorados.
(Sousa,Adriano Soares de)
Imagens: Arquivo pessoal
Comentários
Postar um comentário