FILOSOFANDO O HUMANISMO ECOLÓGICO

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem graças ao Bom Deus. E chegamos ao fim da série Humanismo e quis deixa esse texto para o final para que fique como reflexão. Você deve está se perguntando: -Adriano o que tem haver humanismo e ecologia? O tema do humanismo como vem sendo desenvolvido aqui no blog, nos leva ao núcleo da questão do cuidado com o ser humano; que inclui desde aquelas coisas básicas que é a alimentação, o afeto, o cuidado as relações interpessoais ; passando pela questão da cidadania que são: Os direitos básicos , políticas públicas a participação a definição das grandes questões da nação. O grande tema humanismo permanece atual , principalmente quando se vê que novas formas de dominação estão levando o ser humano há condições preocupantes .
O que a ecologia acrescenta a isso? E a perspectiva que nós, seres humanos somos parte da terra , que o ambiente nos constitui , que nós habitamos a terra é a terra faz parte de nós é nós fazemos parte dela .
Isso faz com que o humanismo se auto-compreende dentro de uma perspectiva que chamamos consciência planetária , por isso que hoje se somam cada vez mais as lutas , as causas sociais com as causas ambientais; é o que denominamos de ecologia integral, conceituando-a e a ecologia que leva em conta o ser humano com suas relações a qualidade de vida que diz a respeito às condições físicas, ou seja, os seres abióticos a água, o ar, o solo, a energia do sol e toda a questão de produção de energia , com o impacto que o ser humano causa  nas plantas e nos animais.
Se ver com isso um horizonte ético para nós em primeiro lugar ,pois o cuidado com o ser humano está no centro do humanismo que se amplia; é o ser humano com suas relações. Por isso que ganha atualidade por exemplo o tema dos animais , dos chamados direitos da terra , da qualidade do ar , dos rios, ou seja, o ser humano vai percebendo que faz parte dele próprio essa convivência com os outros humanos e com outros seres , mas que há também uma alteridade, um outro que nos interpela. Então, os animais principalmente os sencientes são um outro para nós ; até a água que bebemos e nos banhamos que percorre o seu belo ciclo todo o planeta nos diz respeito.
Portanto, a ecologia traz para nós seres humanos que nos engajamos nas grandes causas da humanidade como por exemplo o direito do humanos fundamentais da cidadania, promoção da arte e da cultura. O humanismo e a ecologia juntos colocam a questão de que tipo de economia a humanidade vai optar para garantir a continuidade da vida dos humanos e de todo ecossistema, sendo assim,  nós precisamos repensar todo processo de extração, produção, transporte , logística, consumo, descarte e reaproveitamento , enfim humanismo e ecologia nos abre uma porta de enormes possibilidades para humanidade, porque nos liberta desse jugo de pensar todo o processo da vida humana a partir simplesmente da produção e do sucesso, pois, a ecologia nos mostra que o sucesso individual é ilusório , porque nós somos seres de relação; todo cosmo é uma grande corrente e interdependência.
Com isso eu penso que hoje nós temos uma grande oportunidade de repensar o ser humano como por exemplo a noção de felicidade ; temos a oportunidade de criticar essa noção individualista de felicidade que está ligada a consumo de bens, a determinados status , para entender a felicidade como construção pessoal e coletiva do ser humano nas sua relações com os outros. Concluo dizendo que humanismo e ecologia é uma grande oportunidade e também não deixa de ser um grande desafio para a humanidade traçar novos caminhos. 
(Sousa, Adriano Soares de)                         

Comentários