A VOCAÇÃO NASCE NO AMOR!

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem graças a Deus. Hoje damos sequência a série de textos que tem como tema a vocação de cada um, e já começo  citando  a Bíblia:
"Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor. Se nos amamos uns aos outros, Deus está conosco, e seu amor se realiza completamente entre nós " (1 Jo 4,7-8.12).
Esse trecho bíblico identifica Deus como amor. A grandeza do chamado é medida pela capacidade de amar que alguém possui. Quem não for capaz de amar , não será capaz de levar à frente nenhum projeto humano que ajude construir o reino de Deus.
Na fase  inicial da vida, recebemos tudo sem pedir. Depois passamos pela fase da imitação; copiamos os heróis, os pais: é nossa infância. Gradativamente vamos querendo fazer nossas experiências: é a fase da adolescência. No período da juventude, buscamos nossa autonomia, nossa auto-afirmação. Somos chamados a assumir um lugar na sociedade, a dar nossa contribuição para os outros de forma mais firme: é a vida adulta. Chega à velhice, "fim da linha", mas um fim de linha gostoso, pois é o período de saborear tudo que foi a vida, de ver o filme de nossa vida, com momentos tristes e alegres, não é tempo de lamúria , mas de novas e verdeiras esperanças.
Através das etapas da vida, o ser humano vai crescendo e realizando escolhas. Vai desenvolvendo um pensamento positivo  sobre si próprio e sobre a história, se realmente pára a fim de refletir sobre a própria existência. O homem enriquece com a vida, aprende a pensar sobretudo a responder.
O caminho da construção da resposta é um caminho feito no amor porque não se vive egoisticamente. Responder a um projeto por amor é voltar-se para o outro, procurando fazer-lhe o bem.
(Sousa, Adriano Soares de)
Referência bibliográfica: Bíblia Jerusalém, Editora Paulus.
Foto: Arquivo Pessoal  

Comentários