Pular para o conteúdo principal

O PRIMEIRO CHAMADO: SER VOCACIONADO A VIDA

Olá pensadores! Tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem graças ao Bom Deus!
Começamos o mês de Agosto ao qual a igreja católica trabalha as vocações e pensando nisso o nosso Blog Filosofando o Dia a Dia  com a parceria da  PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Nosso Senhor dos Passos iremos trazer até vocês textos que trazem uma reflexão, com um conteúdo mais vocacional.
Durante todo esse mês de Agosto os textos aqui do blog tem o intuito de fazer você refletir sobre sua caminhada: realmente você está se sentido realizado com que você está fazendo? Espero que de agora em diante você lendo esses textos se encontre em teu caminho. Vamos começar?
A história de cada pessoa só  é possível porque existe o Deus que ama com gratuidade, o Deus que cria o homem e o chama à existência, à vida.
No começo da Bíblia,encontramos o relato da criação do homem. Era um novo ser que aparecia. Mas não só isso. O Deus que ama se manisfestava, criando o ser humano com gesto de gratuidade.
Deus, porém, não criou o homem como qualquer elemento constitutivo da criação. Ele o colocou acima da natureza e da própria sociedade(Gn 1,28-30) O mandato de Deus: "Sejam Fecundos, multipliquem-se..." nos mostra que o ser humano não foi criado para viver na solidão,mas para encontrar sentido em sua existência no convívio com outras pessoas. E é no relacionamento com os outros, no diálogo, que o ser humano descobre-se um ser social.
Deus ama cada um em particular e lhe dá a vida, para que todos vivam em sociedade.
O fato de sermos"obra do amor de Deus" nos faz compreender melhor o pressuposto da vocação: todas as pessoas são chamadas a amar e a prolongar a ação criadora e salvífica de Deus. E quem tem consciência disso vive de maneira a dar resposta livre ao amor de Deus. Vive na certeza de que é chamado a realizar uma ação, uma transformação no mundo, porquê o ser humano é dinâmico e não se satisfaz com as situações erradas que encontra no mundo.
Falamos até agora do homem e seu criador, Deus Pai. No entanto, toda pessoa chamada a viver em Cristo, porque Cristo é a imagem perfeita de Deus junto à humanidade (já expliquei isso no humanismo bíblico se você não leu quanto acabar aqui procure o link e leia). Ele veio à terra para fazer a vontade do Pai Afirma São João Paulo II:
"Ao se falar do homem, não se trata do homem 'abstrato' , e sim real : do homem 'concreto' 'histórico' . Trata-se de cada homem... porque com todos e a cada um Cristo se uniu, para sempre".(Redemptor hominis 13).
A vocação humana não existe separada da vocação cristã, porque toda pessoa é chamada a realizar-se em Cristo, modelo para todos.
Ele se fez homem, encarnou-se na história, entrou em relacionamento com as pessoas e deu sua vida pela humanidade. Cristo se uniu a cada um de nós pela oferta de sua própria vida. Nós também: seremos felizes à medida em que fizermos de nossa vida resposta de amor também aos irmãos.
(Sousa,Adriano Soares de)
Referências bibliográficas: Bíblia Sagrada, Jerusalém, Ed, Paulus.
REDEMPTOR HOMINIS, Papa João Paulo II, Ed. Paulinas.
Fotos: Arquivo Pessoal
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE NARCISISMO EM REDE SOCIAIS

Olá pensadores! Olá pensadoras ! Tudo bem com vocês? Espero que sim! O tema de hoje eu acredito que vai mexer com cada um de nós, pois, cada um tem seu momento de narcisismo e com as redes sociais em alta isso mais do que nunca está aflorado e nítido .
Mas, para começar acredito que muita gente ainda não sabe o que é narcisismo, logo, irei começar a contar o mito de Narciso. Existem várias versões desse mito mas, a que mais se encaixa no tema e essa:

Quando Narciso nasceu, sua mãe consultou o adivinho Tirésias que lhe predisse que Narciso viveria muitos anos desde que nunca conhecesse a si mesmo. Narciso cresceu tornando-se cada vez mais belo e todas as moças e ninfas queriam seu amor, mas ele desprezava a todas. Certo dia, enquanto Narciso descansava sob as sombras do bosque, a ninfa Eco se apaixonou por ele. Porém tendo-a rejeitado, as ninfas jogaram-lhe uma maldição: - Que Narciso ame com a mesma intensidade, sem poder possuir a pessoa amada. Nêmesis, a divindade punidora, escutou …

A JORNADA DO HERÓI: JESUS CRISTO

Quem nunca gostou de ouvir, lê ou assistir história de heróis ?
Há milênios contamos histórias que falam de personagens   que foram peças importantes, e até hoje estão marcados na memória de cada um que as conhece, geralmente essas histórias estão cheias de ação emoção, pois elas estão cheias de ingredientes  que preenchem a nossas expectativas.
Na maioria das vezes o personagem principal deve superar algumas etapas para se demonstrar como verdadeiro herói, independente da cultura ou do mito que será contado, sempre o herói têm um ciclo a ser seguido isso desde a história mais antigas de Homero e Hesíodo com seus contos até as aventuras da DC e MARVEL.
Pensando nisso  o estudioso e especialista em mito Joseph  Campell cria um modelo de como seria passo a passo do percurso de transformação do homem comum em Herói com todas as provações que surgem no caminho. A jornada do herói e muito utilizada em roteiros de cinema e seriados, e livros de super-heróis, e o meu principal objetivo(e de…

A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem, e com imenso prazer que voltamos aqui para fala sobre qualquer assunto, pois qualquer assunto abrange o meio filosófico.


E hoje o tema será algo que está presente em toda a nossa vida " a arte" de vários meios e modos de acordo com o tempo e contexto social. Os seres humanos se diferenciaram dos outros animais(dizem os humanos) pela inteligência abstrata e linguagem simbólica de que são capazes. Tais capacidades possibilitam a criação de uma "segunda natureza", a CULTURA, uma das grandes criações humanas chama-se "ARTE" esta forma específica de conhecer, expressar e interpretar o mundo, mesmo o mundo que não existe, ou que existe apenas na imaginação do homem. Mas o que é Arte? O que a arte difere de outras técnicas inventadas pelo engenho humano? O que o canto dos homens se diferem do canto dos pássaros? As artes, no decorrer da história, tiveram várias funções e que foram se modificando de acordo co…