O SAMBA ENREDO DA MANGUEIRA(2020) É PROFÉTICO OU PROFANO?

    Olá pensadores tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem. Hoje entramos no clima de carnaval e com ele mais uma vez aqui nesse blog irei fazer uma analise de um samba enredo, dessa vez um samba enredo polêmico da escola de samba Estação Primeira de Mangueira que traz esse ano o tema desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira com o título "A Verdade vos fará Livre" e a ideia e destrinchar verso a verso, estrofe a estrofe assim como muitos já o fizeram , mas acredito que o diferencial será que vamos usar a sagrada escritura para ver se há alguma blasfêmia ou heresia contradizendo o texto sagrado. Vamos lá!
   
"EU SOU DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE NAZARÉ
ROSTO NEGRO, SANGUE ÍNDIO, CORPO DE MULHER
MOLEQUE PELINTRA NO BURACO QUENTE
MEU NOME É JESUS DA GENTE."

  No princípio o autor faz uma analogia  com a palavra estação que é o nome da escola de samba, mas também faz alusão a Via crucis, também chamada de Via Sacra , referindo ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz , no rito católico durante a semana santa é rezado essa memória em quinze estações desde o preparatório até ao calvário onde faleceu, e quantos moradores do morro faz essa via crucis subindo e descendo a ladeira no seu dia a dia.
 A segunda parte me remete ao texto do Evangelista Mateus 25,35-40 que diz o seguinte: "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
  
  Ou seja, Jesus está no meio de nós presente em todos , mas principalmente naquele menos favorecido, mas acredito que pelo pecado que cometemos desde o princípio no qual o homem quis ser mais do que Deus (Gênesis 3,5) olhamos com olhar de arrogância para quem mora na favela, os índios, para mulher que quer conquistar seu espaço e o povo negro,enfim o samba quer mostrar um Jesus "gente como a gente" longe de reduzi-lo apenas como fazedor de milagres.

NASCI DE PEITO ABERTO, DE PUNHO CERRADO
MEU PAI CARPINTEIRO DESEMPREGADO"
  
Aqui o autor faz uma comparação de Jesus no seio familiar como de tantos outros, ainda mais em um Brasil de 12,8 milhões de desempregados, quantos carpinteiros, pedreiros sem trabalho ou trabalham como autônimos, assim como José pai adotivo de Jesus que sustentava sua família com o serviço por conta própria.

"MINHA MÃE É MARIA DAS DORES BRASIL "

Aqui me vem em mente a passagem bíblicas que está em  Lucas 2:34,35: Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições,
a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.
Assim como Maria quantas mães receberam seus filhos mortos nos braços, frutos da violência e da injustiça, faço menção a mãe de Agatha Vitória Sales de apenas 8 anos, vítima da violência, morta com uma bala nas costa no dia 21-09-2019, devido ao um tiroteio no Complexo do Alemão.  A dor de Maria segurando seu filho morto, é igual à de tantas mães que perdem seus filhos .

"ENXUGO O SUOR DE QUEM DESCE E SOBE LADEIRA"

Provavelmente o autor se inspirou  no livro de Mateus 11:28,30 que diz: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Assim como Verônica enxuga o rosto de Jesus(Lucas 8:43,48) o próprio ajuda-nos a carregar o nosso fardo e deixa-o mais leve, e como fica leve! Pegar um ônibus cheio, aguentar desaforo do chefe, rebolar para pagar conta no final do mês enfrentar as injustiças do nosso país, com o pensamento em Jesus o fardo fica mais leve.

ME ENCONTRO NO AMOR QUE NÃO ENCONTRA FRONTEIRA
PROCURA POR MIM NAS FILEIRAS CONTRA A OPRESSÃO  

Poderia citar aqui várias passagens aonde o Filho de Deus cita o amor como receita para uma vida melhor, mas como o desfile foi no mesmo domingo vou citar aqui o Evangelho refletido no dia que foi esse: Mateus 5,44-46 Eu, porém, vos digo: "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons,e faz cair a chuva sobre justos e injustos.Porque, se amais somente aqueles que vos amam,que recompensa tereis? "   
 Vivemos épocas de intolerância aonde aqueles que se julgam ser "cidadãos de bem"  oprimem, humilham e julgam quem não é do gueto deles ou que não pensam como eles. E o discurso de amor que Jesus pronunciou é transformado por esse "cristão" em discurso de ódio e foge totalmente do contexto. 
EU TÔ QUE TÔ DEPENDURADO
EM CORDÉIS E CORCOVADOS
MAS SERÁ QUE TODO POVO ENTENDEU O MEU RECADO?

Lembro-me do livro de Marcos no capítulo 8,18 ao Jesus diz: "Vocês têm olhos, mas não vêem? Têm ouvidos, mas não ouvem? Não se lembram? Para contextualizar, nesse trecho Jesus tinha acabado de multiplicar os pães, Ele adverte os apóstolos e os indaga perguntando se eles ainda não compreenderam. A mesma coisa somos nós, somos o país mais católico do mundo, temos ainda um número de pessoas que se identificam como cristã em outras denominações, mas será que realmente compreendemos a mensagem do evangelho, ou simplesmente seguimos doutrinas e nos distanciamos da verdadeira face de Jesus?

PORQUE DE NOVO CRAVEJARAM O MEU CORPO
OS PROFETAS DA INTOLERÂNCIA
SEM SABER QUE A ESPERANÇA
BRILHA MAIS NA ESCURIDÃO     

Imediatamente vêm em minha mente a passagem que está no evangelho de Mateus 23,27-28 "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade "
Vivemos em uma época em nosso país de um  moralismo hipócrita aonde a religião virou simplesmente seguimentos de doutrinas, legalistas e provavelmente se Jesus fizesse o mesmo projeto de salvação nos dias de hoje com certeza, ele seria crucificado pelos próprios cristãos.

FAVELA, PEGA VISÃO
NÃO TEM FUTURO SEM PARTILHA
NEM MESSIAS DE ARMA NA MÃO

Acho que é esse refrão que gerou toda polêmica, a questão aqui não é que está difamando o nome de Jesus até porquê não é a primeira vez que o próprio foi tema de carnaval, mas sim o "mito" , não se pode criticar o mito, ainda mais com a promessa de campanha de armar a população de bem, mas será que cristão que é cristãos anda armado? Bem, o Jesus que eu sigo veio para falar de um reino de paz e amor, aliás o mesmo disse: Eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou a espada e ferindo o servo do sumo sacerdote, decepou-lhe uma das orelhas. Mas Jesus lhe ordenou: “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada pela espada    morrerão(Mateus26,51-52)

DO CÉU DEU PRA OUVIR
O DESABAFO SINCOPADO DA CIDADE

Aqui o sambista quer dar um alento  ao seu povo dizendo que Deus ouviu o clamor do seu povo aliás podemos encontrar isso na Bíblia em Êxodo 3,7 que diz: "O Senhor disse: "Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. 

    QUAREI TAMBOR DA CRUZ FIZ ESPLENDOR
    E RESSURGI NO CORDÃO DA LIBERDADE
  
Não sei se o sambista autor desse enredo é cristão, mas ele compreende o projeto salvífico Deus perfeitamente, a salvação, redenção na nossa história passa pela cruz. Não só para Jesus, mas para todos nós. O próprio Jesus disse que quem quer me seguir pega tua cruz e me siga(Mateus 16,24).
MANGUEIRA
SAMBA TEU SAMBA É UMA REZA
PELA FORÇA QUE ELE TEM 
 Quem disse que rezar,orar é só com palavras? Rezamos com a nossa vida, com a nossa história, com a nossa alteridade e empatia com o próximo. Acredito que no juízo final, Deus não vai perguntar quantas vezes você foi a missa ou quantas vezes foi ao culto, acho que a pergunta principal vai ser : você amou?

MANGUEIRA VÃO TE INVENTAR MIL PECADOS 
MAS EU ESTOU DO SEU LADO E 
DO LADO DO SAMBA TAMBÉM   
O próprio compositor sabia que seu samba enredo iria gerar transtorno, assim como o profeta Jeremias já citado aqui no blog , não foi ouvido e o povo foi dominado pelo reino da babilônia (livro e Jeremias) o povo brasileiro vem recebendo sinais de profecias, mas estão encantados pelo deus zebu.
Em tempos em que alguns lideres religiosos se aliam com os poderosos para dominar o povo, e não era diferente na época de Jesus, Deus usa de meios para anunciar a sua palavra como está escrito no livro de 1 Coríntios 1,27-29  Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele.
No meu simples modo de pensar não vejo nada de profano no samba enredo da Mangueira, pelo contrário, vejo um meio diferente de chegar aos corações das pessoas e uma real fonte de evangelização. E para você que ainda acha que é blasfêmia tudo que foi citado aqui termino esse texto com uma última citação.
  
  Então Jesus lhes revelou: “Com toda a certeza vos afirmo que os publicanos e as prostitutas estão ingressando antes de vós no Reino de Deus. Porquanto João veio para vos mostrar o caminho da justiça, mas vós não acreditastes nele; em compensação, os cobradores de impostos e as meretrizes creram. Vós, entretanto, mesmo depois de presenciardes a tudo isso, não vos arrependestes para acreditardes nele. (Mateus 21,31-32)

(Sousa, Adriano Soares de Sousa)

Referências Bibliográficas:Bíblia Jerusalém, Editora Paulus, São Paulo 2012.  Samba enredo da Estação Primeira de Mangueira 2020, A VERDADE VOS FARÁ LIVRE, Compositores: Manu da Cuíca, Luiz Carlos Máximo. Intérprete: Marquinho Art Samba.
Imagens: Tiradas da Internet



Comentários