5 PASSAGENS BÍBLICAS QUE MOSTRAM A DESOBEDIÊNCIA HUMANA

Olá pensadores, tudo bem com vocês? Comigo vai tudo bem graça a Deus, apesar dos pesares e começo  aqui me solidarizando com os familiares dos 14.962 mortos pelo covid-19(até o momento que postei), todos os meus sentimentos e minhas orações, nesse momento difícil e descaso do poder público ( especialmente o desgoverno federal) e aos que estão com seus entes queridos hospitalizados força, isso tudo vai passar.
Pensando nisso, hoje resolvi escrever sobre o tema covid-19 com os olhares teológicos, até porque a galera negacionista gosta muito de mencionar a bíblia para falar e contrapor a oposição e suas ideias mais toscas, logo, usarei da mesma ferramenta para mostrá-los que a desobediência também foi um manifestada no histórico bíblico e isso causou várias consequências para o povo da época. Que fique claro que as reações que acontece devida a desobediência do povo não foi castigo de Deus, e sim consequências das escolhas humanas. 
Bem, eu não vou ficar aqui copiando passagens bíblicas até porque se eu for fazer isso esse texto ficara enorme, e ele não é um artigo científico,portanto, colocarei os capítulos e os versículos e vocês acompanhem na bíblia de vocês ( se forem cristãos é claro). 
     

1) ADÃO E EVA

Essa história você vai encontrar nos capítulos 2 e 3 do livro do Gênesis, e relata o primeiro ato de desobediência humana.
Resumindo, Deus cria o céu, o mar, a terra e todos os seres e por último criou o homem a sua imagem e semelhança para cuidar de tudo, vendo que os outros animais tinham suas companheiras e o homem estava só , cria uma companhia para o homem a partir da sua costela, nessa disse que eles poderiam comer qualquer fruto menos a que estava no centro do jardim.
Em um belo dia de sol  a mulher passando perto da árvore do fruto proibido encontra-se com a serpente que a convenceu de comer do fruto, ela não satisfeita oferece para o homem que também provou do fruto. Os dois vendo que cometeram um ato de desobediência se esconderam, Deus vendo o que tinha acontecido perguntou ao homem que por sua vez colocou culpa na mulher que jogou a culpa na serpente. Deus então, decidiu expulsá-los do paraíso e assim a humanidade toda carrega a mancha do pecado, por conta do ato de desobediência dos dois.
Moral da história: O homem por desobediência  e soberba, disse não a esse modelo de vida e ao convite do criador perdendo assim o estado de santidade e de justiça original. Dessa forma veio ao mundo o sofrimento e a morte.

2) ARCA DE NOÉ 

  Esse episodio você encontrará, no final do capítulo 6 e os capítulos 7 e 8 do Gênesis e relata a história de Noé que encontrou graça aos olhos de Deus e seria resguardado do dilúvio que iria cair na terra, além dele seus filhos com suas esposas e um par de cada animal. Bem, Noé foi obediente, porém, o que estava em sua volta zombou dele dizendo: "Que dilúvio que nada, vai cair uma chuvinha". 
Bem , o dilúvio chegou e Noé e sua família ficaram de QUARENTENA esperando o dilúvio passar e quando a chuva cessou ele demorou um tempo ainda sair, só depois de 14 dias que foram abertas as portas da arca para que todos pudessem sair.
Moral da história: Trago nessa reflexão os amigos de Noé que zombavam dele, será que se eles tivessem levado a sério e entendesse ler os sinais de Deus e tivessem precavidos, com toda certeza Deus selariam com eles uma aliança, assim como fez com Noé.

3) A ÚLTIMA PRAGA DO EGITO

Eu poderia falar das dez pragas , que foi um ato de desobediência do Faraó, mas falarei com exclusividade da décima praga que tem muito haver com os dias atuais, você pode encontrá-la nos capítulos 11, 12 e 13 do livro do Êxodo.
O curioso dessa praga é que ela foi avisada 2 meses antes de acontecer, e mesmo assim o povo não deu atenção, principalmente os governantes do Egito que foi o principal prejudicado.
A praga era resumidamente essa aquele que não FICASSE EM CASA, fizesse o rito da páscoa que era sacrificar um cordeiro novo, comer os pães ázimos as ervas amargas e selar sua casa com o sangue do cordeiro marcado como uma cruz na porta de sua casa  teria seu primogênito morto.
A bíblia relata que se ocorresse desobediência seria punido severamente, e foi isso que aconteceu tanto com os egípcios como os israelitas que não cumpriam com o recomendado.
Mais uma vez, aqueles que não souberam discernir os sinais de Deus acabaram sofrendo as consequências de suas escolhas.

4) A MULHER DE LÓ

Voltemos ao livro do Gênesis no capítulo 19 aonde veremos a destruição de Sodoma, mas, quero destacar Ló e sua família  que encontraram graça diante de Deus e os mesmos ganharam, a possibilidade de se salvar com uma condição: enquanto a cidade era destruída eles deveriam fugir sem olhar para trás. Combinado feito estava toda a família de Ló em fuga até que sua esposa olha para trás e imediatamente ela é transformada em estátua de sal.
No discurso cristão, a mulher de Ló, cujo o nome não é citado é uma referência constante de desobediência, é claro que a um sentido muito mais profundo mais como o tema do texto é sobre desobediência a Deus acredito que esse exemplo é bem nítido.

5) O PROFETA JEREMIAS

Todo mundo sabe que a função do profeta é anunciar é denunciar sobre a terra a favor do povo de Deus, e o Profeta Jeremias não foi diferente, denunciou a infidelidade de teu povo diante os mandamentos de Deus. Presenciou a reforma religiosa e a restauração nacional de Josias, mas ficou decepcionado com sua ineficácia para transformar a vida moral e a religiosa do povo.
Fato é que no ano  de 605 a.C Nabucodonosor impôs domínio na Palestina, depois Judá se rebelou por instigação do Egito, até que Nabucodonosor conquista Jerusalém e deporta parte de seus habitantes.
A missão de Jeremias faliu durante sua vida, não por conta de seu empenho e sim por aqueles que não quiseram lhe ouvir, sendo assim, sua figura não cessou de crescer após sua morte.

CONCLUSÃO

Concluo esse texto com algumas indagações e reflexões: Nós como cristãos, durante essa pandemia estamos sabendo realmente entender os sinais de Deus, ou estamos alienados e sendo influenciados pelo o discurso da serpente? Será que somos obedientes igual Noé tomando os devidos cuidados ou estamos  igual aos seus amigos minimizando os fatos e sendo imprudente em nossas ações? E a respeito da última praga do Egito estamos selando nossa casa com o sangue do cordeiro ou estamos igual ao "nosso faraó" mesmo vendo os sinais continuamos irredutível e estamos menosprezando o "sopro da morte" próximo de nós? Ou ainda somo igual a mulher de Ló que lembrando da vida passada quer ter uma vida como antes e em meio a pandemia olha para trás e quer furar a quarentena. Eu acredito que somos chamados a viver dias de Jeremias que mesmo não sendo ouvido é tempo de denunciar as injustiças que acontece em nosso país principalmente com os mais pobres. Sejamos o Jeremias dos dias atuais e vamos para o profetizar para que o Reino de Deus se manifeste em nosso meio.
(Sousa, Adriano Soares de )

Referência Bibliográfica: BÍBLIA SAGRADA de Jerusalém, Ed. Paulus. 2011, São Paulo.
Imagens : Tiradas da internet    
        

Comentários