FILOSOFANDO SOBRE AS FANTASIAS SEXUAIS

 

Olá pensadores ,tudo bem com vocês? Espero que sim ! Comigo vai tudo bem graças ao Bom Deus . Hoje daremos sequência ao tema de sexualidade mas antes , gostaria de ressaltar como a providência divina age: semana passada tinha falado sobre a sexualidade e religiosidade , dias seguintes o Papa Francisco  confirma tudo que eu falei: A Igreja condenou os prazeres desumanos, grosseiros, vulgares, mas por outro lado sempre aceitou os prazeres humanos, sóbrios, morais”, afirmou o papa argentino“O prazer vem diretamente de Deus, não é católico, nem cristão, nem nada parecido, é simplesmente divino”, enfatiza o pontífice.“O prazer de comer serve para manter uma boa saúde, da mesma forma que o prazer sexual serve para embelezar o amor e garantir a continuidade da espécie”. disse Francisco.


Confirmando  tudo o que e dito aqui tem um embasamento, agora quem ficou chocado com o texto de semana passada, converse com o Papa Francisco. Hoje falaremos sobre fetiche sexual, aliás você que está lendo esse texto com toda certeza deve ter um se não realizou tem vontade de realizá-lo . Mas antes vamos dar o conceito da palavra fetiche. Segundo o dicionário Aurélio fetiche e qualquer parte do corpo que pode ser erotizado para satisfazer os desejos de alguém.

Já na psicologia fetiche tem haver com qualquer pensamento sobre uma pessoa, situação ou sensação que seja capaz de provocar excitação sexual na pessoa que está tendo o pensamento. Fetiches sexuais costumam se desenvolver através das nossas próprias experiências prévias, da imaginação ou de conteúdos aos quais somos expostos ao longo da vida, por mais estranho que seja, por exemplo: a famosa transexual Nany  People relatou que tem fetiche por axilas, assim como o renomado cantor Ricky Martin revelou ser um adepto do Golden shower com seus parceiros (ato de sentir prazer quando urina no companheiro(a) ou de receber urina, no desenrolar do ato sexual) .  Para ficar uma coisa mais leve, separei 6 fatos sobre os fetiches sexuais para que a explanação fique melhor.

1)FETICHES SÃO COMUNS

É comum que as pessoas tenham fetiches sexuais. Elas estiveram e estão tão presentes em diferentes sociedades ao longo do tempo, o que apoia a ideia que são universais . Apesar disso em muitos lugares elas podem ser tratadas como tabus. Fazendo com que muitas pessoas sintam inibidas a falar sobre elas com outras pessoas ou a tentar vivenciá-las nos seus relacionamentos, principalmente se você for do sexo feminino.

2) AS PESSOAS TENDE A FANTASIAR SOBRE COISAS PARECIDAS

Como eu disse anteriormente  por mais estranhas que possam parecer suas fantasias , o fato é que , independentemente de gênero ou orientação sexual , nossa imaginação sexual tende a seguir caminhos relativamente semelhantes.

A maioria das pessoas possui alguma fantasia de transar em grupo, relações de controle, de poder ou  de transar em algum lugar inusitado. Embora os detalhes possam variar, as fantasias não  costumam fugir muito dessas categorias.

 

3) A MAIORIA DAS PESSOAS DESEJA VIVENCIAR SEU FETICHE SEXUAL , MAS MENOS DE 1 TERÇO TEM CORAGEM DE REALIZÁ-LA NA PRÁTICA.

Dentre aquelas que vivenciaram, a maioria tende a ter gostado da experiência. Esse descompasso entre desejo e ação deve está ligado ao quanto o sexo ainda é um reprimido em muitas culturas (iremos falar disso em outro texto) o que inibe as pessoas de se sentirem a vontade para discutir seus desejos sexuais com os outros.


4) O FETICHE  SEXUAL MAIS COMUM É O TAL DO MÉNAGE.

Mas a forma exata como as pessoas preferem que ele ocorra pode variar em termos do gênero das pessoas envolvidas e do nível de intimidade prévia que se espera das pessoas. Apesar de ser o mais comum, esse é um fetiche que costuma ser o menos satisfatório quando concretizado. Acredito que é muito por conta de ser muito difícil conciliar da forma ideal as motivações das 3 pessoas ou porque é uma situação na qual elas podem ficar confusas aos que devem fazer ou não . Um conselho: se tem esse fetiche nunca faça quando estiver se relacionando com alguém sério. Caso pretenda fazê-lo, faça com pessoas as quais você não tenha nenhum vínculo afetivo.

5) NÃO É PORQUE UMA PESSOA TEM UM FETICHE SEXUAL QUE ELA NECESSARIAMENTE QUER VIVENCIÁ-LA .

As vezes um fetiche sexual, é apenas um fetiche sexual. E pronto! Quando trabalhava no call center uma moça me falou que ela tinha o fetiche de fazer um Gang bang ( transar com vários de uma vez) mas, que aquilo ficaria só para ela, até porque ela sabe das consequências que aquilo poderia trazer a ela. Mas, talvez você queira mesmo vivenciá-la. Caso você tenha um parceiro sobre o seu interesse e que limites devem ser obedecidos, caso ele (a) goste da ideia provavelmente é uma das melhores formas de tornar o seu fetiche uma realidade.

6) FETICHES SEXUAIS PODEM ESTÁ RELACIONADOS A ALGUMAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS.

Ser o centro das atenções durante uma transa em grupo por exemplo, pode fazer alguém se sentir aceito e com uma autoestima mais positiva, pois a necessidade do ser humano de sentir liberdade também pode motivar alguém a fantasiar sobre fazer algo mais ousado. Logo, tanto as necessidades básicas podem estimular certos tipos de fantasia como as fantasias podem ajudar a satisfazer temporariamente tais necessidades.

Infelizmente para a saúde mental dos seres humanos, sexo ainda é um tabu e um assunto polêmico e que gera muita ansiedade em diferentes culturas ( Iremos ver isso no próximo post) . Por uma série de motivos históricos, culturais e sociais chegamos ao paradoxo de reprimir experiências que quase todos sentem e desejam vivenciar.

Como já foi dito no texto passado o sexo é uma parte natural da experiência humana e quanto menos reprimidos pudermos ser  nos sentir para conversar abertamente sobre esse assunto, mais felizes poderemos ser nessa dimensão da vida.

(Sousa, Adriano Soares de)

Referência Bibliográfica:

FURNHAN,Adrian. 50 IDEIAS DE PSICOLOGIA QUE VOCÊ PRECISA SABER, Editora Planeta,2015, São Paulo.

https://www.cartacapital.com.br/mundo/papa-diz-que-prazer-culinario-e-sexual-e-simplesmente-divino/?fbclid=IwAR28N0R8y0bo85J8KobdJmmCn_fpGkWxXSEc0HdO9DctWS80qy1S0EZ9kLs 

Imagens: Tiradas da Internet


   

 

 

Comentários